Sobre o livro:
• novembro 2013
• agosto 2013 (eu explicando minha enrolação eterna)
• julho 2013 (tem até um FAQ!)
Raquel, páginas 5 e 6




Página 5
Raquel: Fora isso, não achei um átomo a mais de informação sobre.
Raquel: (que sono, não dormi nada...)
Raquel: assim mesmo, a doida aqui decidiu sair da cidade e ir conhecer a tal universidade:
Raquel: afinal, segundo a carta, a tal O.M.N.I. me oferecia uma viagem gratuita para conhecer suas dependências,
Raquel: sem nenhum compromisso da minha parte,
Raquel: mais alimentação e estadia *de graça* por dois dias e...
Raquel: bom, é de graça, né?
Raquel: Na pior das hipóteses, passo um fim de semana sem ouvir meu irmão me chamando de inútil...
Raquel: Na melhor das hipóteses, mudo de cidade e de rotina, dou uma arejada na minha vida :)
Página 6
Raquel: Espero não me arrepender
Raquel: Me sinto nas portas de um trem fantasma...
Raquel: "Lasciate ogni speranza, voi ch'intrate"

A história até agora: Raquel está em um ônibus, relembrando que quase passou em todos os vestibulares que fez e da carta da misteriosa "Universidade O.M.N.I.", que a chamou....

Para quem chegou agora: Raquel é uma história em quadrinhos, escrita por mim e desenhada pelo Miguel Jacob. É o "remake" de uma história que já fiz mais de uma vez, mas dessa vez pretendo que seja a definitiva :)

Confesso que tava com preguiça e meia de fazer esse texto =p Não que eu não queira ou não goste de fazer, mas simplesmente bateu preguição, quem nunca? Fui à praia com namorada e amigos no último feriado, e como foram dias nublados e de chuva, mais descansamos e descarregamos da aceleração maluca da cidade (exageradamente, doentiamente) grande do que aproveitar o mar e a praia.

Daí minha inércia preguiçosa ^^

Por outro lado estou com planinhos e planinhos em relação às minhas histórias para o "ano que vem" (entre aspas, já que pode ser já-já que aconteçam, mas é mais provável que seja em 2018 mesmo, o ano novo já tá ali virando a esquina) (incrível que 2017 esteja no fim, esse ano pareceu ser uns três somados de tão arrastado), e já estou me pilhando com Raquel e com as tirinhas, pedindo dicas e fazendo pesquisas pra ver quão segura é a trilha que quero arriscar =]
Teve uma (ex-)amiga que certa vez disse que vivo fazendo planinhos, mas disse de uma forma para me alfinetar, desdenhando. Talvez ela estivesse certa, mas prefiro assim: sonhando, pondo bonde pra andar, quebrando a cara. Talvez nada dê certo, raramente deu, mas sou daquelas pessoas que se divertem mais com a viagem do que com o destino, né? :P

(Sério, com tanta coisa legal pra se criar e se divertir fazendo, por que as pessoas queimam seus dias vendo televisão e falando mal dos outros no zapzap?)

Toda vez que recebo páginas do Miguel dá vontade de pedir desculpas pela minha incompetência: ele anda desenhando mais rápido do que (re)escrevo. E nem sempre fico feliz com os tons de cinza que coloco na arte dele. Às vezes acho que acerto, mas muitas vezes me pego tratando o sombreado como se fosse cores, pintando a página inteira. Aí falo alto "ai, anta", apago todo esse fruto de uma empolgação tosca e recomeço.

Falando em recomeços... na página 4, Raquel está consultando no celular um site cheio de imagens quebradas sobre Gádira. Caso tenham curiosidade, coloquei no site a página que usei para fazer o quadrinho. Não tem nada lá, além de imagens tiradas diretamente dos anos 90 da internet + texto em lorem ipsum misturado com coisinhas em português sem formatação nenhuma.
Curiosamente, eu fiz essa "página" dez anos atrás para uma versão anterior de Raquel, e lá a personagem consultava em um computador de mesa (aposto que com monitor de tubo).
O que dez anos fizeram com o mundo, né? E vinte então? Achei estes tempos o primeiro manuscrito da história (1995?) e lá tá assim, em toda glória de bic azul sobre folha de caderno universitário:

"Mas seu guia de cursos não registrava uma linha sobre curso nenhum daquela universidade, nem em química, nem em outra graduação. Por sinal, não encontrava a cidade de Gádira no mapa do estado e a sua Enciclopédia Universal, a melhor que ela conhecia, não sabia nada sobre a cidade nem na letra "G", nem em nenhum livro do Ano ou apêndice.

Mas achou referências na EPE (Enciclopédia de Pesquisa Escolar), uma daquelas tralhas que aqueles vendedores de porta em porta te empurram como a melhor coisa do mundo... em doze anos, Raquel raramente a usou, e só para ter alguma informação superficial sobre determinado assunto. Era assim também sobre Gádira: "Cidade e Município do Estado de São Paulo, com 823km² e 35.000 habitantes. Agropecuária e uma universidade particular. O natural ou habitante é gadiriano". Mas já era algo."

Cara, ela consultava enciclopédias, tinha DUAS em casa o.o

PS: quem não pegou a referência do que Raquel fala no último quadrinho, clique aqui :P O texto é quase tão velho quanto a personagem :)

Ei, quer receber tirinhas e páginas de Raquel no conforto do teu e-mail, muito antes de eu publicar no site? Cliquem aqui e preencham este formulário :D

|

Leave a comment

March 2018February 2018January 2018December 2017November 2017October 2017July 2017June 2017May 2017April 2017March 2017February 2017January 2017October 2016July 2016May 2016April 2016March 2016February 2016January 2016December 2015October 2015August 2015June 2015May 2015April 2015March 2015February 2015January 2015December 2014November 2014October 2014September 2014August 2014June 2014May 2014April 2014March 2014February 2014January 2014December 2013November 2013October 2013September 2013August 2013July 2013June 2013May 2013April 2013March 2013February 2013

ask.fmdivulgaçõesextrasfanartsilustraçõesinternetlivromushiícesRaquelRaquel (fanzine)siteUran

KlaraMariaLiaLarsRafaelRaquelSamiraAndldNatáliaAgnesCatarinaNdtllPero RamolecClarissaHndt(arte por Miguel Jacob)(mordomo canteniano)LuigiMárioPedro PradoArchangeloArthur Scott(mal)AntoninaIngridMafaldaAnne(dbad grande)(personagens visitantes)(Strauss)AndreasEduardo CâncioIgreja dos 808 AtosSamuel da CostaTânia(arte por Camilla)(dbad pequeno)(lobo)HelenaMateoMestraoutros alunos da OMNIPaoloRodrigo Coelhotymyzes random(arte por PockyPaulJones)(astronauta esquisito)(coelho-vampiro)(irmão de Raquel)(secretário)cantenianos randomCarlosGrandeJoana AninhaKevinLakstSolterrestres random(alguém)(arte por Aguiar Augusto)(arte por DruidTeeth)(arte por Dyel)(arte por Fana)(arte por Hitman)(arte por itigo-miki)(arte por Maga MD Dragons)(arte por PuddingValkyrie)(arte por Rogério Hanata)(arte por StormeChaser)(Homens de Preto - Raquel)(lemingues-zumbi)(pai de Maria)(princesa)(professora do quarto ano)(sonhadora)AynyaCamilaCésarDragão de BijouteriasJoaninhamãe de RaquelPapai NoelRitaSuper-M


Ei, Comprem meu conto

Lançado em ebook na Amazon pela editora Draco. CLiquem na imagem e comprem - é baratinho (R$2,99!). Dá para ler no kindle e em celulares/tablets/computadores que tem o aplicativo da amazon (que é gratuito).


Lista de links
Quadrinhos:
• Bram & Vlad

Livros e Literatura:
• EUqueDISSE
• Leitura Escrita
• Literamorfose • :)