Sobre o livro:
• novembro 2013
• agosto 2013 (eu explicando minha enrolação eterna)
• julho 2013 (tem até um FAQ!)
E esse tal de livro?

Poisé. O site está quase nas sessenta tirinhas, tem ilustrações, fanarts, um calendário, várias perguntas respondidas... e nada que fale, indique o que é o tal "livro" que está no banner do site.

Enfim... existe um livro, uma tentativa de, e ele está sendo escrito pelo menos desde 2008, e como ando devagar demais no seu desenvolvimento, de um ano para cá, decidi diminuir minha atenção para projetos pessoais, chegando a paralizar com quase tudo, inclusive o MushiComics.

E então, já tá quase pronto, mushi?
Não, né, mas acelerei bastante na escrita. Começo do ano passado eu estava com "quase metade", agora estou em "passei de dois terços, talvez três quartos" do que imagino da história^^

Sobre o que será, qual o estilo da história, é ficção, fantasia?
Toda vez que me perguntam, respondo "salada de frutas" :P Bom, se você leu as tiras, já tem uma idéia de como eu escrevo e de como misturo as idéias :P Boa parte dos personagens e ambientes do livro estou tentando fazer aparecer nas tiras - até agora nas tiras não tem um personagem que seja inédito no livro. A recíproca não é verdadeira. O universo das tiras e do livro é o mesmo, a diferença é que as tiras acontecem antes, e às vezes cometo alguns excessos para fazer as tirinhas funcionarem.


Então... o livro será todo, err... fofinho com lições de moral como nas tirinhas?
Sim e não :P Explico: como falei acima, as tiras acontecem antes do livro, então tenho de tomar cuidado com a cronologia e o bem estar dos personagens :P Não posso matar nas tiras quem está vivo no livro, nem traumatizar. Tampouco fazer gente que só se conheceu no livro conversar nas tiras. Enfim, esse tipo de coisa.
Além disso, a aventura e os perigos reais dos personagens acontecerão nos livros, não posso colocar algo grandioso nas tiras e depois fazer os personagens se surpreenderem no livro. O segundo monstro sempre tem menos impacto que o primeiro :P
E, óbvio, tirinhas são diferentes de livros: você tem pouco espaço para desenvolver personagens, ambiente, as piadas internas e ainda por cima tem de dar prioridade à recepção do leitor, tem de faze-lo sentir algo. Fazer seu público rir é o caminho mais fácil, mas afeiçoa-los com uma situação difícil, refletir etc também são possíveis.
É o que tento e depois de ver muito preconceitos e outros tipos de ódio disfarçados de piadas, prefiro mil vezes fazer uma tirinha bobinha à desmerecer pessoas reais. E, como falei, o cast são de crianças, num mundo que não existe, mas que tenta ser realista - não dá pra ser cartunesco, não ao menos até eu ter segurança de que o público entenda quem são os personagens e qual as regras do meu jogo^^
Talvez por isso, uma leva das tirinhas sejam tão "bobinhas" no gosto de alguns.

Vai precisar ler as tirinhas para entender o livro ou vice versa?
Não. Ao menos tento fazer isso. Claro que quem ler as tirinhas e depois o livro (ou vice-versa) perceberá mais coisas :)

E acho que falei demais das tiras :P

Sobre o que é o livro então?
Anos atrás, fiz uma sinopse, acho que explica bastante a trama:
"Imagine um mundo bem parecido com o nosso, mas com suas peculiaridades. Nele vive Klara, que tem apenas nove anos de idade, é muito imaginativa, tem uma vida normal... e não sabe que algo a espreita. A alguns quarteirões de sua casa mora Carlos, um garoto mestiço entre humanos e alienígenas, pouco mais velho que ela e que quer desvendar um desaparecimento.
Apesar de viverem tão próximos, de circularem nos mesmos ambientes, de se encontrarem em tantos lugares do bairro, eles não se conhecem e não sabem que um depende das decisões do outro para se manterem vivos.
"
...apesar que coisinha ou outra aí já mudou =P
Então, o livro é sobre Klara e Carlos. Até agora - se as coisas não mudarem - a história terá nove blocos de capítulos, alternando entre os personagens e um bloco final, onde finalizo a história e amarro algumas pontas das que sobrarem.

O que já está escrito?
Bloco 1 - Klara: praticamente pronto. Para quem leu os betas, saiu parcialmente no beta 1, e inteiro nos betas 2 e 3.
Bloco 2 - Carlos: praticamente pronto. Saiu parcialmente no beta 2 e inteiro no beta 3.
Bloco 3 - Klara: praticamente pronto, saiu inteiro no beta 3.
Bloco 4 - Carlos: todo escrito, falta revisão .
Bloco 5 - Klara: todo escrito, falta revisão.
Bloco 6 - Carlos: estou escrevendo ele agora... :P
Bloco 7 - Klara: 50% escrito. Esperando outros capítulos para continuar.
Bloco 8 - Carlos: rascunho.
Bloco 9 - Os finalmentes: rascunho.

E a partir de hoje começarei a por aqui o andamento dessa empreitada :P

|

Leave a comment

January 2016December 2015October 2015August 2015June 2015May 2015April 2015March 2015February 2015January 2015December 2014November 2014October 2014September 2014August 2014June 2014May 2014April 2014March 2014February 2014January 2014December 2013November 2013October 2013September 2013August 2013July 2013June 2013May 2013April 2013March 2013February 2013

ask.fmdivulgaçõesextrasfanartsilustraçõesinternetlivromushiícesRaquel (fanzine)siteUran

KlaraMariaLiaLarsRafaelSamiraRaquelAndldNatáliaAgnesCatarinaClarissaNdtllPero RamolecLuigiArthur ScottHndt(mal)(mordomo canteniano)ArchangeloIngridPedro PradoAnneAntoninaMafalda(Strauss)AndreasIgreja dos 808 AtosTânia(arte por Camilla)(personagens visitantes)MestraPaoloSamuel da Costa(arte por PockyPaulJones)(astronauta esquisito)(coelho-vampiro)(irmão de Raquel)(lobo)(secretário)CarlosEduardo CâncioJoana AninhaMateoRodrigo CoelhoSoltymyzes random(alguém)(arte por Aguiar Augusto)(arte por DruidTeeth)(arte por Dyel)(arte por Fana)(arte por Hitman)(arte por itigo-miki)(arte por PuddingValkyrie)(arte por Rogério Hanata)(arte por StormeChaser)(dbad grande)(dbad pequeno)(lemingues-zumbi)(pai de Maria)(princesa)(professora do quarto ano)(sonhadora)AynyaCamilacantenianos randomCésarDbadsGrandeHelenaJoaninhaKevinLakstMáriooutros alunos da OMNIPapai NoelRitaSuper-Mterrestres random


Ei, Comprem meu conto

Lançado em ebook na Amazon pela editora Draco. CLiquem na imagem e comprem - é baratinho (R$2,99!). Dá para ler no kindle e em celulares/tablets/computadores que tem o aplicativo da amazon (que é gratuito).


Lista de links
Quadrinhos:
• Bram & Vlad

Livros e Literatura:
• EUqueDISSE
• Leitura Escrita
• Literamorfose • :)