Sobre o livro:
• novembro 2013
• agosto 2013 (eu explicando minha enrolação eterna)
• julho 2013 (tem até um FAQ!)
Mushiíces 145: Clichê

Um mea culpa: tenho poucos personagens não-caucasianos, pior, Klara é uma menina LOIRA (Raquel também) e Carlos é mestiço de tymyze com branco. Raquel e Klara eu explico rapidamente minha suposta predileção por loiras: elas economizam tinta quando eu desenhava à caneta e nanquim. Morenas sempre acabam gastando mais tinta, e precisou de um tanto mais de maturidade no desenho para eu dominar o básico das sombras e brilhos dos cabelos delas.
Por sinal, por esse mesmo motivo, Carlos foi loiro nos primórdios e só mudei recentemente, porque achei que tinha água oxigenada demais nos meus enredos, sabe?
[olha ele aqui http://mushisan.deviantart.com/art/Omnia-old-old-pag-3-62839189 loiro e com orelhas diferentes...]

Meus aliens (cantenianos, tymyzes) foram criados na adolescência e seguem uma longa tradição de se parecerem muito com seres humanos com cor de pele e apetrechos físicos exóticos (tipo Spock, de Star Trek, e suas orelhas e sombrancelhas)(outro mestiço de alien com branco, por sinal), bem típico do cinema, tv e quadrinhos.
Muito tempo depois, com meus personagens já estabelecidos, li um texto muito bom falando que aliens, se existirem, dificilmente serão humanóides (cabeça, dois braços, duas pernas, 5 dedos em cada mão, 2 olhos acima de uma boca, etc), quanto mais parecerão "gente com maquiagem" como os meus tendem a ser - porque seria coincidência demais a evolução ter seguido os mesmos caminhos em dois mundos distintos.
Desde então finjo não ter lido esse texto e sigo a vida :PP

Para quem quiser ler o tal texto, ele está aqui. O texto é antiguinho e pena que não vem acompanhado das ilustrações que tinha na versão impressa, mas vale a leitura.

O problema dessa "longa tradição de aliens que se parecem muito com seres humanos com cor de pele e apetrechos físicos exóticos" é que nas telas a maioria desses aliens foram interpretados por atores brancos, ocasionalmente por atrizes brancas (o que me faz lembrar que até répteis aliens, quando tem aparecem fêmeas, tem seios. Caraca, quem tem peitos são MAMÍFEROS, répteis NÃO TEM PEITOS)(você já pensou que toda a classe de seres vivos onde a espécie humana está inserida, mamíferos, deve o nome por causa de uma característica feminina? XD) e raramente por atores negros, latinos, orientais, etc.
Meio que por isso, por quase toda nossa cultura popular ser feita por brancos, tomamos isso como padrão, de boa parte dos nossos alienigenas são "variações do branco" (com honrosa exceção para Ming, o imperador vilão de Flash Gordon XD) e eu caí nessa armadilha faz tempo.
Pior, caí em outra também: a maldita mania da gente achar que um mundo alienígena tem uma cultura só, uma língua só, uma religião só... isso não acontece aqui, no terceiro pedregulho depois do Sol, porque aconteceria em paragens mais exóticas pelo infinito afora?

Enfim, fiz esse textão gigantesco de madrugada só pra emoldurar essa tirinha. Eu sei que colocar um secundário meio alien meio negro é só um remendo, mas acho legal parar para pensar o que eu ando reproduzindo quando crio histórias, que mensagens passo adiante mesmo sem perceber. E sair de algumas armadilhas, ou mostrar para outros futuros autores "olha gente, aqui é limitado, é furada, dá pra fazer melhor que eu fiz, assim e assado".

É isso.

Hm..., não, não é só isso. Vou citar um scan de um gibi do Lanterna Verde/Arqueiro Verde do começo dos anos 70 - para quem não sabe, o Lanterna trabalha para aliens (de pele azul...) e tem 'n' histórias em diversos planetas ficcionais... vocês entenderam. O que o senhorzinho diz nesse trecho abaixo... acho que vale muito dentro e fora do que eu quis dizer até agora:

- Eu estive lendo sobre você... como você trabalha para os de pele azul... e como em num planeta em algum lugar você ajudou os de pele laranja.... e você fez muito para os de pele púrpura! A única cor de pele que você nunca se preocupou foram os de.... pele negra! Eu queria saber... como? - Responda-me isso, ser lanterna verde!
- Eu... não posso...

Se não valer, é porque estou com sono. =_=

P.S.: desculpem a tradução tosca.
P.S.2: relendo o scan, esse sou eu, atrasado num tema desde os anos 70
P.S.3: citei o Ming, mas ele não é um bom exemplo: ele tem uma raiz preconceituosíssima de desumanizar o diferente, Fu Manchu que o diga (assim como os negros em Tintim no Congo, capas anti-japoneses dos gibis publicados na segunda guerra, a lista é tristemente infinita :| )

Transcrição:
Lars, você já percebeu...
O quê...
Cabrum!!!
...que toda vez que troveja, aparecem mais participantes do leilão?
Já que mencionou isso...
Olá, sejam bem vindos. Vocês são os penúltimos a chegar....

Making of:

|

Leave a comment

January 2016December 2015October 2015August 2015June 2015May 2015April 2015March 2015February 2015January 2015December 2014November 2014October 2014September 2014August 2014June 2014May 2014April 2014March 2014February 2014January 2014December 2013November 2013October 2013September 2013August 2013July 2013June 2013May 2013April 2013March 2013February 2013

ask.fmdivulgaçõesextrasfanartsilustraçõesinternetlivromushiícesRaquel (fanzine)siteUran

KlaraMariaLiaLarsRafaelSamiraRaquelAndldNatáliaAgnesCatarinaClarissaNdtllPero RamolecLuigiArthur ScottHndt(mal)(mordomo canteniano)ArchangeloIngridPedro PradoAnneAntoninaMafalda(Strauss)AndreasIgreja dos 808 AtosTânia(arte por Camilla)(personagens visitantes)MestraPaoloSamuel da Costa(arte por PockyPaulJones)(astronauta esquisito)(coelho-vampiro)(irmão de Raquel)(lobo)(secretário)CarlosEduardo CâncioJoana AninhaMateoRodrigo CoelhoSoltymyzes random(alguém)(arte por Aguiar Augusto)(arte por DruidTeeth)(arte por Dyel)(arte por Fana)(arte por Hitman)(arte por itigo-miki)(arte por PuddingValkyrie)(arte por Rogério Hanata)(arte por StormeChaser)(dbad grande)(dbad pequeno)(lemingues-zumbi)(pai de Maria)(princesa)(professora do quarto ano)(sonhadora)AynyaCamilacantenianos randomCésarDbadsGrandeHelenaJoaninhaKevinLakstMáriooutros alunos da OMNIPapai NoelRitaSuper-Mterrestres random


Ei, Comprem meu conto

Lançado em ebook na Amazon pela editora Draco. CLiquem na imagem e comprem - é baratinho (R$2,99!). Dá para ler no kindle e em celulares/tablets/computadores que tem o aplicativo da amazon (que é gratuito).


Lista de links
Quadrinhos:
• Bram & Vlad

Livros e Literatura:
• EUqueDISSE
• Leitura Escrita
• Literamorfose • :)