Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:quantas_pessoas_morreram_no_diluvio_parte_3

"Quantas pessoas morreram no Dilúvio?" (parte 3)

Esse é um texto sobre a pergunta que está no título, e eu mesma me fiz. Como ficou grandão, dividi em cinco partes. A primeira está aqui e a segunda aqui^^

Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
1 Timóteo 1:4

Voltando à árvore genealógica, fui em um site e fiz uma com todo mundo que encontrei desde Adão até Noé e deste até Abrão, bem depois do Dilúvio. Salvei tudo e fiz dois arquivos em pdf aqui e aqui, mas dá para navegar o original nesse site aqui.
Nessa árvore, além dos nomes, anotei os versículos com as informações que vou trabalhar aqui, mais algumas coisas extras :P
São 100 nominhos (94 homens e 6 mulheres), mais 18 “e gerou filhos e filhas”, mais a listinha de povos descendentes de Canaã, distribuídos em 21 gerações.

SE você for conferir a árvore que fiz com a Bíblia que tem em casa, provavelmente vai ver diferenças. Como falei, o Antigo Testamento de praticamente todas as edições é baseada no texto Massorético e coloquei no gráfico todos nomes que aparecem nela, mais as variações que só ocorrem na versão dos LXX:
Jafé tem mais um filho, chamado Elisa, citado em 10:2.
Sem tem mais um filho, Kainan, citado em 10:22.
Obal, filho de Jactã que aparece em 10:28 não existe nos LXX.
• E há outro Cainã/Kainan que acaba criando uma geração a mais entre Arfaxade e Selá (que são pai e filho no MT, mas vô e neto - com Cainã no meio - nessa versão grega).

Esta geração extra e nomes a mais na versão dos LXX seria apenas uma curiosidade de um texto “mal-traduzido do original” (ou algo assim) se Cainã não fosse citado no Novo Testamento, numa das genealogias de Jesus:

E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,
Lucas 3:36

Enfim, se você acredita num texto perfeito e sagrado, constituído apenas pelo “original hebraico” (com alguns pedacinhos em aramaico) do Antigo Testamento e pelo “original grego” do Novo Testamento, vai ter de fazer alguns malabarismos para explicar por que Lucas pôs um nome a mais na ancestralidade de Jesus (de acordo com a “tradução mal-feita” dos Setenta) ou porque o redator de Gênesis (tradicionalmente atribuído a Moisés) esqueceu de uma geração inteira na “versão original”.
Se um está certo, o outro está errado. E se tem erro ou gambiarra, não é perfeito.

lucas.jpg

Desde que comecei, por hobby (e ainda o é) a fuçar os textos bíblicos, sua formação etc, descobri que não existe um “texto padrão isento de erros” para se firmar, por mais que algumas igrejas tratem cada letra grega/hebraica dos textos como se fossem partes de uma perfeita equação divina. A verdade é que quanto mais você põe a lupa em cada livro, capítulo e versículo, menos sólidas as coisas ficam. Isso do Novo Testamento beber muito da versão grega dos Setenta, com sua versão própria de vários versículos, é apenas um pedaço do rolo todo.

E, vou me repetir, várias vezes ainda: quando você controla o texto divino, de certa forma você controla o que é Deus na cabeça das pessoas.
Daí a branca de alguns com a Bíblia traduzidas de forma diferente, ou de estudos que indicam que há melhores fontes do texto bíblico do que a tradicionalmente usada: elas perdem o controle que tem sobre seu “rebanho”.

E já que separei esse bloco para falar sem freios o que acho (não confiem sempre em mim, ok? Não sou autoridade^^): a Bíblia é um texto sagrado, da mesma forma que um templo é um lugar sagrado e um sacerdote é um líder sagrado: são tudo obras humanas passíveis dos mesmos problemas de suas contrapartes laicas. Doenças e armas matam um sacerdote, má construção ou desastres derrubam um templo, e livros antigos podem ser editados, sofrer erro de cópia e sofrer edições com o tempo. Não imagino Deus preso num texto e não imagino um fiel de verdade que só acredita em Deus se Ele entregar um documento por escrito.

Em lugar algum palavra se limita à texto escrito.

No mais, a Bíblia é inspirada, o que para mim indica que ela vai ser produto de seu tempo e se você procura uma religião em que Deus ditou o livro sagrado, talvez esteja procurando outro livro. (inclusive, preciso ler).

Além do evangelho de Lucas, o de Mateus também brinca de fazer genealogias, mas a partir de Abraão, então não gera material interessante para esse texto. E é curioso que duas cartas de Paulo (na verdade, há dúvidas sobre a autenticidade da autoria paulina em ambas), citadas no começo deste capítulo e do anterior, desrecomendam ficar perdendo tempo com genealogias :P

Uma outra nota menos polêmica: como os nomes que aparecem nos Setenta não tem no Almeidão das massas, estou pegando os nomes da tradução pro inglês que encontrei^^ E acrescento que, no geral, muitos dos nomes apresentam pequenas variações pelos textos, tanto que incluí as que aparecem em Lucas na árvore genealógica :P

Enquanto vocês estavam lendo o texto acima, fiz uma tabela com todo mundo de Adão até Noé, marcando a idade em que viraram papais, quanto tempo viveram depois de acender o charuto e distribuir para os amigos e o tempo total de vida. Nas três versões do Gênesis.
Pus em fundo amarelo números que tive de calcular, pois não estavam explícitos no texto. Também colori de vermelho valores diferentes dos que tem no Texto Massorético:

No gráfico deduzimos tudo o que me propus na primeira parte do texto: 1) definir a longevidade 2) quando começaram a ficar férteis e 3) quando foi o Dilúvio: pelo MT, aconteceu 1656 anos depois do nascimento de Adão. Nos LXX foi em 2225 e pros samaritanos, 1407.

Ainda no gráfico:
Pus em azul na tabela as mortes que aconteceram antes ou no dilúvio :P É curioso que Lameque, pai de Noé, morreu pouco antes das águas subirem, exceto na tradição Samaritana, onde ele morreu junto de seu pai, Matusalém.

O texto Massorético também mata Matusalém no dilúvio, o velhinho deve ter sido safado. Mas tão safado que na versão dos LXX ele continua vivo CATORZE anos DEPOIS do Dilúvio :PPPP
Muito provavelmente o texto grego teve um erro. Ou não houve erro algum, foi escrito assim até que o redator dos textos hebraico e samaritano fizeram as contas e ajustaram os números - na verdade, existe a suposição de que exista fonte(s) anterior(es) ao MT, LXX, PS etc, sendo os três “retratos” de um determinado momento dessas fontes mais alterações de toda natureza, seja erro de cópia ou correção de erros.
Inclusive, isso de “corrigir o texto original” acontece até no Novo Testamento, por exemplo em Marcos 1:2: o texto das cópias mais antigas começa com “Como está escrito no profeta Isaías”, seguido por uma citação que não está em Isaías, mas em Malaquias 3:1 :P Já os manuscritos mais recentes, usados nas traduções mais tradicionais, começam com “Como está escrito nos profetas”, fazendo a correção sem arriscar errar de novo x)
Outra indicação de possível revisão dos textos é que na versão samaritana, onde eles preencheram o tempo total de vida das gerações após o dilúvio, informação que tive de calcular nas outras duas tradições. Se fizeram as contas para completar, devem ter visto o erro e corrigiram, né?

Outra coisa a ser notada: Arfaxade.
Ele deveria ter nascido dois anos depois do Dilúvio (11:10), mas todas as três versões do Gênesis fazem ele nascer no mesmo ano que o desastre. Só que, a gente não tem dados exatos aqui - estou tratando os dados do(s) Gênesis como tratamos dados reais - uma contagem apenas em anos pode ser bastante grosseira. Fulano pode ter vivido trocentos anos e 8 meses e o registro foi arredondado pra cima ou pra baixo, e isso pode ter acontecido de forma acumulativa em todos os anos. Ou o dilúvio pode ter acontecido no último dia de ano 0 e ele nascido no primeiro dia do ano 2: são 2 anos de diferença se contarmos apenas os anos, mas arredondando, é praticamente o mesmo ano.

E a Bíblia não é exatamente rigorosa na contagem de tempo, por exemplo: “ressuscitar no terceiro” dia não significa 72 horas, mas “no dia 'três' contando hoje como dia 'um'”. Fazendo uma conta rápida, Jesus morreu às 3 da tarde de uma sexta-feira (Lucas 23:44-46, “hora nona” equivale às nossas quinze, se entendi direito) e domingo de manhã, talvez já às 6, já estava brincando de assustar mulheres, guardas de Pilatos e se preparando para aparecer do nada pros Apóstolos. 39 horas, nem dois dias inteiros.

[continua...]


Créditos das ilustrações: Wikimedia Commons, aqui

Evangelho, Bíblia e arredores
Sobre esses posts(Natal)Marcos 1Marcos 1, de novoMarcos 3Marcos 5Fighting Fantasy - the SynopticsSobre dar esmolas, ser cristão e alguns pastores no twitter: uma colagem de versículosEvangelho dos EbionitasEvangelho dos Ebionitas (organizado)Evangelho dos HebreusJesus e a QuarentenaSobre Monstros Marinhos, Orgulho e Má FéA primeira vez que marcharam para Jesus... • "Quantas pessoas morreram no Dilúvio?" parte 1 - 2

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
C᠎ N D H K
 
blog/quantas_pessoas_morreram_no_diluvio_parte_3.txt · Última modificação: 2022/10/20 20:01 por mushisama