Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:quantas_pessoas_morreram_no_diluvio_parte_2

"Quantas pessoas morreram no Dilúvio?" (parte 2)

Esse é um texto sobre a pergunta que está no título, e eu mesma me fiz. Como ficou grandão, dividi em cinco partes. A primeira está aqui^^

Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
Tito 3:9

O que você provavelmente não sabia antes de começar a ler este texto é que há pelo menos três versões do livro de Gênesis.

I: A principal vem do Texto Massorético (que vou usar a abreviação em inglês nestes artigos: “MT”), que é o texto hebraico padrão que se baseia praticamente todas as traduções do Antigo Testamento da Bíblia - inclusive, no geral, o MT é tratado como a versão original das Escrituras. Os manuscritos mais antigos são do século nove depois de cristo, e os textos completos mais velhos são do século dez ou onze.

II: Por volta do século três antes de Cristo houve uma tradução do texto hebraico para o grego. A lenda diz que setenta (ou setenta e dois) eruditos judeus fizeram o trabalho, daí esse texto ser conhecido como Septuaginta (“setenta”, em latim), Versão dos Setenta ou apenas LXX.
Apesar de ser “só uma tradução”, ela tem trechos e até livros inteiros que não tem no cânone judaico, além de diferenças comparadas ao texto do Texto Massorético que devem ter aparecido por todo tipo de motivos. De qualquer forma, a Septuaginta era bastante utilizada no começo da era cristã e ela tem a autoridade de ser a fonte da maioria das citações do Antigo Testamento no Novo Testamento (que foi escrito em grego).
Há estudiosos que dizem que o texto do LXX é uma “fotografia” do texto hebraico da sua época, que acabou sofrendo mais algumas etapas na sua composição antes de se fixar no que conhecemos como Texto Massorético.

III: Os samaritanos já não estavam bem com os judeus na época de Jesus e o rompimento entre os dois povos deve ter acontecido por volta de 500 antes de Cristo. Eles tem como livro sagrado uma versão própria dos primeiros cinco livros da Bíblia (chamados de Pentateuco ou Torá) que às vezes concorda com o Texto Massorético, às vezes com os Setenta, às vezes com nenhum deles.
Assim como os LXX, há suspeitas de que o Pentateuco Samaritano (que vou chamar às vezes de “PS” para economizar na digitação :P) seja um retrato do texto hebraico de sua época, mais alterações no texto judaico para justificar a fé samaritana. Ou vice-versa, no ponto de vista deles =P

E, espero que seja surpresa para ninguém, os dados genealógicos no Gênesis divergem comparando as três versões... ^^'

Uma coisa para esclarecer, mas que não se relaciona muito com a demanda destes artigos: a tradição diz que o Pentateuco foi escrito por Moisés, mas os estudiosos modernos acreditam que os livros sejam uma colagem de textos de diversas origens sejam genealogias, poemas, leis, narrativas, etc. Interalados, desmontados e editados.

E, para quem quiser conferir na fonte, ou algo assim, tem uma tradução para o inglês dos LXX aqui e do Pentateuco Samaritano aqui. Existe uma outra variante famosa do Antigo Testamento, a dos Manuscritos do Mar Morto (chamados de “DSS” por aí), que cai na mesma categoria de “concordar discordando” do MT, mas como não foram encontrados nestes manuscritos os capítulos do Gênesis que interessam nesse texto, é um trabalho a menos para eu fazer :P Para os curiosos, tem um site com traduções, também pro inglês, aqui.
(e devem ter outras tradições que não entraram no meu radar, mas acho que três tá de bom tamanho :P)

Enfim, vamos aos dados:
0) Adão teve três filhos com Eva: Caim, Abel e Sete.
1) Caim foi pai de um Enoque, que foi de Irade, que foi de Meujael, que foi de Metusael, que foi de Lameque.
1.1) como vimos na parte 1, Lameque teve duas esposas e, com elas, quatro filhos: Jabal e Jubal (com Ada) e Tubal-Caim e Naamá (com Zila).
2) tudo indica que Abel não deixou descendentes.
3) Sete foi pai de Enos, que foi de Quenã, que foi de Maalalel, que foi de Jarede, que foi de outro Enoque, que foi de Matusalém, que foi de Lameque e que foi de Noé.
4) E Noé teve três filhos: Sem, Cão e Jafé, que foram as últimas pessoas (do sexo masculino) nascidas antes de tudo acabar. E foram a única linhagem (do lado paterno, ninguém sabe sequer o nome das esposas do pai e três filhos) a sobreviver ao dilúvio.

(O historiador Flávio Josefo, o melhor fofoqueiro de coisas bíblicas na época dos apóstolos, diz que Adão teve 33 filhos e 23 filhas. Como isso é alguma tradição da época e não tá no cânon, fico feliz em fingir que esse dado não existe: ia zuar muito meus cálculos).

E é curioso que hajam dois Enoques, ancestrais de dois Lameques. E que os outros nomes em ambas as genealogias tenham alguma similaridade fonética (Caim/Quenã, Irade/Jarede, Meujael/Maalalel, Metusael/Matusalém), mesmo que a ordem dos nomes não batam. Há uma suspeita da mesma genealogia ter sido contada duas vezes de forma diferente (lembrem-se: hebraico originalmente não registrava as vogais nas palavras), mas também não vou fingir que vi isso, pelos mesmíssimos motivos acima.

Mas uma coisa é canônica:
Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando o dilúvio veio sobre a terra.” (7:6).

[ Continua... ]

Evangelho, Bíblia e arredores
Sobre esses posts(Natal)Marcos 1Marcos 1, de novoMarcos 3Marcos 5Fighting Fantasy - the SynopticsSobre dar esmolas, ser cristão e alguns pastores no twitter: uma colagem de versículosEvangelho dos EbionitasEvangelho dos Ebionitas (organizado)Evangelho dos HebreusJesus e a QuarentenaSobre Monstros Marinhos, Orgulho e Má FéA primeira vez que marcharam para Jesus... • "Quantas pessoas morreram no Dilúvio?" parte 1

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
W A M Q W
 
blog/quantas_pessoas_morreram_no_diluvio_parte_2.txt · Última modificação: 2022/10/20 19:54 por mushisama