Trívia: duvido que eu vá terminar essa série antes da viagem ter completado dez anos :P
...mas demorarei mais ainda se ficar lamentando ò_ó
(e espero que ainda tenha mundo quando acabar de relatar =_=')
sei lá porque tirei essa foto, mas segundo o mapa é quase que meio caminho entre os templos :P
Do Santuário de Yasaka fomos andando até o Kiyomizu-dera, templo budista a um quilômetro dali (em linha reta). Pelos mapas e na própria vista se tem a impressão que ele se encontra nas bordas da cidade, junto à um conjunto de montanhas. Mas para chegar até lá, tivemos de andar um cadinho, nos enfiamos em ruelas apertadas (em algum momento elas me lembraram as de Olinda, que também são bem estreitas e sabe-se lá Deus como cabe o carnaval lá)
E chegamos num ladeirão pra cima, tão apertado quanto as anteriores, mas em que praticamente todas as casas tinham um pequeno comércio na frente, vendendo de tudo. Inclusive, não resisti e acabei comprando um sorvete no estilo daqueles do McDonalds, de creme e chocolate, mas aqui era de creme e chá verde (não me julguem, além da curiosidade de turista, eu ainda tava com lombrigas. Apesar do almoço ter sido bom, eu fiquei pensando em comida enquanto o Minase não chegava (até pensei em arriscar um McChicken ou Big Mac :P)
Acima: ladeira. Abaixo: o trajeto que fizemos entre os templos
Mas já tava na cara para mim que que reservar um dia só para visitar Kyoto foi um erro crasso: a cidade foi capital do Japão por mais de um milênio, então ela é apinhada de templos, costumes e construções históricas. Óbvio que em um dia nem arranhei o que a cidade tem a mostrar^^ Bom, algum dia corrijo isso, se Deus quiser. E logo chegamos no templo, e a partir daqui, mais vou mostrar que falar, ok? :) O lugar tava cheio, era lindo, grande e o dia era curto.
Minase, meu anfitrião e guia em Kyoto e Osaka
a cidade lá em baixo
entrada pro maior templo do conjunto
vistas de lá de dentro
aqui é já na saída
o templo visto de fora (clique na imagem para ampliar)
E por ora é só, e enquanto eu estava na cidade, veio a notícia da morte de Osabam bin Kaden. Já tinha tido aqueles dias terremoto, casamento de princesa.... de repente veio um medinho de voltar de avião pro Brasil... :P
Discussão