(posfácio)

E assim, chega ao seu término um dos maiores compêndios de super-heróis já elaborados no Brasil até hoje. Durante mais de dois anos, a Redação Marvel forneceu a todos os superleitores do país uma pequena biografia dos principais heróis, vilões e personagens secundários que compõem o maravilhoso mundo Marvel, tão amado por nós e tão adorado por vocês. Não é difícil imaginar que numa obra de tal porte, formada por uma incrível variedade de personagens quase tão humanos e complexos como cada um de nós, alguns erros relacionados à data de criação, nome de personagens, etc, iriam ocorrer. Agradecemos a todos vocês que nos apontaram esses erros e, por eles, pedimos sinceras desculpas (junto a essas desculpas vai a promessa de que, se houver uma atualização do Dicionário, os equívocos serão todos corrigidos).
Pra todo o pessoal envolvido com a obra — o redator/pesquisador, os revisores, desenhistas, secretárias, produtores —, o trabalho de lidar intimamente com tantas criaturas fantásticas, todos os meses, foi um enorme prazer, principalmente pelas centenas e centenas de cartas que têm chegado aqui apoiando nossa ousada iniciativa de sintetizar o Universo Marvel em um pequeno livro. Esperamos sinceramente que vocês tenham ficado tão satisfeitos quanto nós.
Mas não se esqueçam: o que chegou ao fim nesta edição do Incrível Hulk foi apenas o Dicionário. O fascinante mundo dos super-heróis continua ai, mais firme do que nunca, cheio de vida, cheio de emoções novas, repleto de sonhos, surpresas e conquistas gloriosas. Fique conosco. A Marvel foi, é e continuará sendo sempre a sua conexão direta com os limites mais distantes da imaginação humana!

Índice: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZDiversosApêndiceSobre esse projeto

A mensagem acima é da última página do lendário Dicionário Marvel, e o fim de mais um projetinho que comecei láááá em 2016 - cliquem aqui para ler o marco inicial e os porquês desse projeto XD (O site anda meio quebrado, mas Algum Dia começo a arrumar ele =_=). Foi uma trabalheira que fiz no meu tempo, aprendendo e aprimorando algumas coisinhas, mantendo a grafia e os erros originais (inclusive tem vários verbetes duplicados, tipo Império Shiar, fora os “veja Fulano” e Fulano não tem artigo). Por mim, essa demanda termina aqui, mas ainda quero fazer um site bem simprão apenas com o dicionário e caçar algumas informações menores, tipo em que revista saiu cada página dessa mini-enciclopédia, mas isso fica para algum ponto do futuro, sem promessas =p
(Afinal, o material tá datado desde os anos 80 e vale mais por curiosidade, o retrato de um pedaço do passado.)

Enquanto isso não acontece, vou procurar algum outro projeto contínuo para manter nesse site, talvez mais receitas - minha mãe ainda tem um maço de papéis que fotografei e falta eu transformar em texto XD Esse tipo de coisa gera visitantes aleatórios e ajuda a manter o blog vivo, “por aparelhos”, como comentei alguns posts atrás ^^

E é só!

P.S.: Pena que a DC nem de longe rendeu algo tão legal na Abril. Mas seria legal alguém catalogar e digitalizar as entrevistas e matérias que aconteciam nas revistinhas, tem uma infinidade de material legal perdido em formatinhos. E, ah, tem também as matérias que saiam na primeira edição de Sandman, algumas eram uma aula. Enfim, se alguém quiser encampar estas doiduras, #fikadika.