1602


(por Neil Gaiman, Andy Kubert e outros)

(Re)li* este gibi por causa de um grupo de leitura no telegram, e acho que vale algumas palavrinhas sobre ele: Gaiman precisava de alguns trocados para custear processo contra um ex-amigo e fez esse projetinho legal em que ele reconta a origem do universo Marvel quinhentos anos antes dos dias atuais.
E essa é a graça da históriai: há uma trama envolvendo o fim do reinado da rainha Elisabete I, os primeiros colonos ingleses nas Américas e, é claro, o iminente fim do mundo, mas o que te prende mesmo é ver como ficaram os medalhões da editora nesse cenário e o que eles vão fazer.
Nick Fury espião mor a serviço da rainha? Claro! Dr Destino monarca cuzão? Com certeza! Mutantes divididos e perseguidos? Tem coisa que não muda nunca! E quando mais você conhece os personagens antes, mais se diverte (apesar do criador de Sandman não entupir de referências como outros autores mais nerds fariam).
Ah, a história termina com várias coisas em aberto, e houveram algumas continuações com outros autores, mas sinceramente nunca me esforcei para conferir.

# Veredicto: um Neil Gaiman menor, por isso melhor que muita coisa por aí. Obrigada, Todd..
# Bom: a arte do Kubert tá linda, com e apesar daquele colorido esquisito. Demolidor e Fury estão entre meus personagens, tanto na personalidade quanto aos arcos pessoais, por assim dizer, o Senhor Fantástico brilha nos poucos momentos que aparece e poucos perceberam o Thor chegando :) (E cair a ficha de que um dos vilões da série é o responsável pela tradução da Bíblia preferida pelos evangélicos estadunidenses me deu uma satisfação bem pessoal :P)
# Mau: Magneto ser um inquisidor foi uma solução preguiçosa, alguns personagens estavam lá praticamente só por estar (Aranha, Hulk) e tudo relacionado ao Rojhaz foi anticlimático para mim.
252 páginas • R$ 65,00 • 2017 • veja no site da editora

* a vez anterior que li foi quando saiu a mini-série em 4 edições, ao custo de uns 5 reais cada revista, em 2004. Esse ano parece hoje me mais distante que 1602. Saudades desses preços, saudades de comentar com uma então amiga como ficaram alguns dos personagens nesse cenário e tentar adivinhar quem eram alguns outros mais nebulosos, mas sem muitas saudades da tal ex-amiga em si (você ainda me lê?).

Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui