February 2019 Archives

Sim, é daqueles que dou RT no twitter, mostro pra toda minha lista no telegram e ainda desço na sala pra mostrar pro meu pai =P

(Elizabeth Allen)
Liz Allen estudava na mesma classe de Peter Parker quando este cursava o colegial. Os dois sentiam bastante atração um pelo outro, e poderiam ter sido namorados, não fosse a extrema dedicação de Parker aos estudos e sua personalidade misteriosa, graças à vida que leva sob a identidade de Homem-Aranha. Na turma da classe, havia um outro rapaz, Flash Thompson, que também gostava da garota. Liz apreciava o lado arrojado e esportivo de Flash, mas este deixava muito a desejar em questão de inteligência e cultura. Dessa forma, a bela Allen via seu sentimento constantemente dividido. Quando terminaram o colegial, o irmão de Liz havia enveredado pelos caminhos do crime, tendo se transformado no criminoso conhecido como Magma. Sabendo que seu irmão se encontrava hospitalizado e literalmente - derretendo graças ao acidente que lhe concedeu pele dourada -, a jovem abandonou os estudos e se tornou enfermeira para cuidar do vilão. Algum tempo se passou e Magma fugiu da casa de saúde, vindo a se defrontar com o Homem-Aranha. Sem saber do paradeiro de seu irmão. Liz caminhava por uma rua quando encontrou Peter Parker. Depois de uma breve conversa, ela foi convidada a fazer parte do círculo de amigos do jovem herói e conheceu Harry Osborn (quando este já havia se recuperado da crise psicológica que o fez assumir a identidade do Segundo Duende Verde). Imediatamente, os dois se viram atraídos um pelo outro, e um sólido relacionamento amoroso teve início. Criada por Stan Lee em 1963, hoje Liz e Harry estão noivos e com grandes possibilidades de se casarem.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

(Lilandra)
Quando o imperador do planeta Shiar foi assassinado, seu filho, Diken, assumiu o trono. Em pouco tempo de governo, ele demonstrou ser um homem totalmente insano e quase destruiu o Universo com o poder de um cristal chamado Mikrann. Sua irmã mais jovem, Neramani Lilandra, então almirante da frota imperial, decidiu opor-se ao maníaco, dando lugar a uma guerra civil. Percebendo que acabaria sendo derrotada, a jovem almirante viajou para a Terra e entrou em contato com a mente mais poderosa do planeta para solicitar ajuda no combate a seu perverso irmão. Localizando o Professor X (veja Charles Xavier), ela colocou-o a par de tudo que estava ocorrendo, e este partiu em seu auxílio juntamente com os X-Men. Em Shiar, depois de um longo e feroz combate, os mutantes conseguiram derrotar Diken, e a princesa subiu ao trono. Julgando os X-Men mortos depois do devastador confronto, Xavier decidiu permanecer em Shiar e tornou-se namorado da agora imperatriz, que foi criada por Chris Claremont em 1975.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

Quando me falam em seguir a Bíblia ao pé da letra, ou que ela não erra, me lembro disso daqui - quando os narradores não concordam entre si:


clique pra ver maior

Marcos e Lucas falam de um homem em Gadara. Mateus fala em dois¹ homens, e em Gergesa.
...temos discrepâncias, né?
Pra mim, isso põe por terra isso do texto não errar: é um lugar ou outro, é uma pessoa ou duas. Não existe endemoniado de Schrödinger, acho eu.

E, dependendo do manuscrito em grego em que a tradução se baseou, o nome do lugar onde aconteceu a passagem varia: na tradução acima, baseada no Textus Receptus, Mateus fala em gergesenos, Marcos e Lucas em gadarenos. Outras traduções, geralmente baseadas em texto crítico, é Mateus falando na terra dos gadarenos e os outros dois na terra dos gerasenos. E, segundo a Wikipédia, existem outras variantes, mas não vou ficar listando aqui porque são quase 2 da manhã e não dormi ainda =P

(acabei dormindo e fui pesquisar as outras duas variantes que apareceram: "gazarenos" e "garadenos". Pelo que lo googleando rapidinho, primeiro termo aparece em Daniel, as vezes traduzido como "adivinhadores". O segundo parece ser variação de gadarenos)(me lembrem de não fazer mais estas pesquisas doidas, eu me prometi NÃO fazer isso porque empaca os ânimos de colocar coisas no blog :P)

Bom, e onde ficam estes lugares?

(odeio textos pro blog que prometem ser simples e de repente estou tentando ler em grego² e caçando localidades no Google Earth antes de digitar a primeira palavra)

Sim, claro, fiz o tal do mapinha, já mostro.
Mas, antes, talvez seja bom resumir a passagem inteira, já que só destaquei os primeiros versículos da cena: Jesus e trupe saem de Cafarnaum³ (segundo Mateus. Lucas e Marcos não deixam tão claro), entram num barco e atravessam o mar (ou lago...). Lá encontram um(s) cara(s) endemoniado(s), Jesus expulsa os demônios, os deixando possuir uma manada de porcos, que se jogam no mar e morrem. Assim, o(s) carinha(s) é curado da possessão, mas os nativos dessa região começada com "G" ficam apavorados e pedem pra Jesus ir embora, com apóstolos e tudo o mais. Fim.
Dito isso, o mapa:


clique pra ver maior - notem que o norte não está para cima

...e digo uma coisa: os porcos endemoniados de Marcos e Lucas correram pra diabo uns 10 quilômetros para se afogarem. Ou 50, dependendo da fonte :P

O texto ficou tão chique que tem até nota de rodapé:
¹: vou falar isso noutro texto, mas Mateus duplica os personagens das passagens pelo menos três vezes :P
²: por causa das primeiras versões do meu código, que roubou várias letras gregas, até que consigo ler alguma coisa, mas nada de entender. É tudo grego pra mim.
³: Cafarnaum ficava a casa de Jesus, de Pedro, trocentas passagens aconteceram ali e nos arredores. Até amaldiçoada a cidade foi, mas poucas pessoas se lembram dessa cidade :P

Sobre esses posts(Natal)Marcos 1Marcos 1, de novoMarcos 3

(The Leader)
Samuel Stems era um trabalhador que transportava uma carga de despojos radioativos para os depósitos subterrâneos de um centro de pesquisas do governo no deserto de Nevada. De repente; por acidente, um dos cilindros contendo lixo atômico explodiu. Stems foi atingido diretamente, sendo bombardeado por radiação gama durante aproximadamente um minuto. Ele sobreviveu, aparentemente incólume, e foi levado a um hospital, ficando em observação. Vários dias depois do ocorrido, Stems, que havia abandonado seus estudos antes de completar o ginásio, começou a ler vorazmente todos os livros existentes na biblioteca do hospital. Sua velocidade de leitura passou a ser de aproximadamente quatro mil palavras por minuto. A freqüência de radiação gama afetou seu corpo, principalmente seu cérebro, e teve consequências diferentes do ocorrido com o Dr. Bruce Banner, também vítima da exposição aos raios gama (veja Hulk). Algumas semanas depois de ter recebido alta dos médicos, a transformação de Samuel se completou: seu crânio e cérebro tornaram-se cinco vezes maiores do que o normal, e sua pele assumiu uma coloração verde. Dando-se conta da superinteligência recentemente adquirida, Stems deixou seu emprego e assumiu o nome de Líder. Durante os meses que se seguiram, ele organizou um núcleo de espionagem entre os cientistas que havia conhecido enquanto trabalhava no centro de pesquisas. O terrível vilão pretendia dominar todos os governos da Terra auxiliado pelos cientistas, mas seus planos acabaram fracassando devido a desconfianças e desentendimentos entre os gênios criminosos. Frustrado pela falta de bom senso de seus comandados, mas louco pelo poder, o Líder fugiu com o dinheiro de sua equipe e montou um laboratório particular no Novo México, onde planejou e construiu seu primeiro "humanóide". O humanóide - um poderoso robô feito de uma liga plástica para obedecer a todas as ordens do vilão - foi o passo inicial de sua carreira como gênio criminoso. Criado por Stan Lee em 1965, desde então ele tem se mostrado um constante inimigo da humanidade e um dos maiores, senão o maior, adversário do Hulk.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

(Lei Kung)
Grande mestre das artes marciais e um imortal de Kun Lun - o reino místico que de dez em dez anos se manifesta na Terra por um breve período -, Li Kung foi o instrutor de combate do jovem Daniel Rand - aquele que estava destinado a se tornar o Punho de Ferro (veja Punho de Ferro). Criado por Len Wein em 1973, atualmente ele e Yu Ti, o regente de Kun Lun, estão de relações praticamente cortadas, devido a certas atitudes e ambições pouco nobres do monarca (veja Yu Ti).


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

• Visão: pouco pior que um homem e Visão: eu também serei salvo pelo amor (de Tom King e Gabriel Walta) - Sabe aquela história q todo mundo elogia, que a crítica faz textões dissecando a superioridade do autor e que os fãs estão quase considerando algo a ser defendido de qualquer crítica, mas que você não curte?
Taí um caso.
Talvez por eu esperar mais depois de tanto hype - se cada vez mais começo a desconfiar de elogios da crítica, porque muitos elogios vem com jabá pra destacar alguém que já vem com alguma inércia. (deletando a teoria da conspiração porque quero guardar energias para as teorias da conspiração na política) - talvez porque a proposta de uma família de robôs tentando viver uma vida normal nos subúrbios da Gringolândia é algo com tanto potencial de história e metáforas.
Mas o que temos nesses dois álbuns que coletam as doze edições da revista Vision é uma história morna, com alguns easter eggs pros nerds e catadores de piolho se divertirem e procurarem referências ocultas (Grant Morrison ficaria orgulhoso), movidos por um dos clichês mais bosta que existem: a personagem novata que é colocada ao lado do personagem estabelecido e que faz merda.
# Veredicto: vai ficar na estante pra uma releitura futura, ou ao menos até eu ler Senhor Milagre, do mesmo autor. Daí decido se fica.
# Bom: o conceito da série, as interações dos robôs com os seres humanos "normais" e os pequenos absurdos do estilo de vida que tentam emular.
# Mau: a inclusão de outros super-heróis a certa altura da trama só aumenta o desgaste do roteiro. E, no fim das contas, o Visão não consegue se comportar nem como robô, nem como ser humano.
140 páginas (cada) • R$40,00 (cada) • 2018 • veja no site da editoraveja no site da editora

Pra quem não conhece, o Visão é um andróide ("sintozóide") que participa/participou dos Vingadores em diversas formações desde poucos anos depois o início do grupo, cuja personalidade era baseada nos padrões cerebrais de outro super-herói, o Magnum. Eventualmente ele tem um relacionamento com a também vingadora e mutante Feiticeira Escarlate, chegando a se casar e terem filhos - sim, isso soa absurdo, mas o poder da Feiticeira é fazer as coisas mais improváveis acontecerem ;)
Eventualmente alguns roteiristas decidiram apagar a memória dele, considerar os filhos dele uma fraude, terminar o casamento, e outros clichês do novelão Marvel, mas dessa fase do personagem não posso falar muito porque coincidiu com falta de grana pra comprar gibi e meio que perdi o vínculo com o gênero super-heróis: as vezes que peguei uma revista mais recente pra ler, não reconheci nelas os personagens com que me formei na leitura.

Ragnarök 2: O Senhor dos Mortos (de Walter Simonson) - uma continuação muito digna do primeiro volume, mas com menos brilho e fôlego do autor.
#Veredicto: Fecha digniamente o arco iniciado no primeiro volume. Quando sair o terceiro volume (está sendo produzido, é isso? *-*), compro com um sorriso de orelha a orelha :P
#Bom: roteiro competente, arte de uma lenda viva e cores estonteantes, mais a inércia do primeiro volume (e do eco longínquo do trabalho do Simonson na Marvel). Tem até a reciclagem que fez o Loki quase perder a cabeça décadas atrás :P
#Mau: o maridão da elfa negra é uma companhia muito menor de aventuras que sua cônjuge. Os vilões não empolgam tanto, inclusive um que aparece do nada e dura duas? páginas lá pelo final do volume.
164 páginas • R$79,90 • 2018 • veja no site da editora

Capitão Feio: Identidade (de Magno Costa e Marcelo Costa) - Capitão Feio deve ser o maior (super-)vilão dos gibis da Mônica - tanto que está na capa do primeira revista do Cebolinha* - e é justo que ganhe uma Graphic MSP só para ele. Cheia de ação, superpoderes e com monstros gigantes, "Identidade" é uma história de origem bem desenhada e bem escrita, num tom bem mais sério que nos gibizinhos, com um arco de desenvolvimento bem redondinho, fechando com uma pequena revelação no final (ia falar "pós-créditos", mas não tem créditos antes)(e melhor por aspas na "revelação", porque quem lê gibis já sabe o que se "revela" ali)
# Veredicto: não é uma das obras primas do selo, mas tira nota pra passar de ano. Compre sem medo ^^
# Bom: competência na arte, diagramação e no roteiro. Os autores fizeram a lição de casa e tudo funciona.
# Mau: leitura bem rapidinha e um tanto superficial comparando com outras Graphic MSP. O personagem mais desenvolvido, obviamente, é o Capitão Feio, mas mesmo com mais detalhes na vida e aprofundamento na personalidade dele, ele não tá muito longe da bidimensionalidade.
100 páginas • R$ 26,90 • 2017 • revista no site da editora

* apesar de aparecer na capa da primeira revista do Cebolinha, essa edição não tem história com o Capitão Feio :P


ìndice de resenhas e movimentações da minha estante:

(Leila)
Criada por Gary Conway em 1972, Leila era uma negra que participava de quase todos os movimentos raciais da América, e sempre se mostrou uma grande revoltada pela discriminação racial que obrigava seu povo a sofrer toda sorte de injustiça. Conhecendo o assistente social Sam Wilson, no Harlem, ela imediatamente hostilizou-o, dizendo que a função de Wilson era apenas lamber o sapato dos brancos. Sem saber que Sam e o Falcão eram a mesma pessoa (veja Falcão), Leila foi, aos poucos. mudando sua opinião sobre o grande herói negro, até que, por fim, acabou se apaixonando por ele. Atualmente, a jovem não é mais tão radical e revoltada em seus pensamentos, e continua tendo um bom relacionamento afetivo com o ex-parceiro do Capitão América.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

Uma tradição minha e de dona namorada, é comprar um milkshake no Bob's da Paulista e seguir andando. Não é algo tão frequente, mas já fomos atendidas por uma funcionária desolada com cara e discurso de que seria demitida em breve, e já pegamos esse erro aqui nos terminais de auto-atendimento:




01abr17 - e a tela touchscreen não estava mais funcionando


A quem possa interessar, os melhores hambúrgueres de shopping, na minha humilde opinião, são os do Mania de Churrasco. Os que vem no combo do Giraffa's também recebe o selo de aprovação do casal aqui :P

(Leiko Wu)
A princípio agente do serviço secreto inglês MI-6, Leiko realizou inúmeras missões importantes e perigosas para a inteligência inglesa. Chinesa radicada na Inglaterra, extremamente independente, aventureira e mulher de vários homens, Leiko teve um caso amoroso com o agente Reston (veja Clive Reston) e tomou-se a grande paixão na vida do jovem. Designada por Sir Nayland Smith para enfrentar a ameaça do terrível vilão Mórdilo (veja Denis Nayland Smith e Mórdilo), a bela Wu conheceu Shang Chi, o Mestre do Kung Fu (veja Mestre do Kung Fu). Atraída pela personalidade marcante do filho de Fu Manchu, Leiko acabou apaixonando-se por ele e foi correspondida. Atualmente, depois de se desligarem do MI-6 e terem enfrentado a ameaça do Fu Manchu, os dois chineses estão vivendo juntos e trabalhando com Sir Denis Smith em uma agência particular de contraespionagem que este fundou na Inglaterra. Criada por Doug Moench em 1977, Leiko foi e continua sendo o maior amor na vida de Shang Chi.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

Da série "outro video bobo pra rir com toda a família" (tem mais graça se você já conviveu com cachorros :P)

(Lunatic Legion)
Quando dois nobres integrantes da raça kree decidiram tomar o controle de seu planeta e o plano não obteve sucesso, eles fugiram para a Lua terrestre - um posto avançado kree - e ali deram início a um maquiavélico esquema. Como seus semelhantes que se encontravam no satélite eram azuis, ou seja, krees de raça pura, os dois nobres os convenceram de que todos os que pertencessem à raça e tivessem pele branca deviam ser destruídos por serem produto de miscigenação racial. Sendo o Capitão Marvel um kree de pele branca, bem como um inimigo em potencial, os alienígenas da Lua formaram a Legião Lunar e decidiram exterminar o herói. Para isso, contrataram a ajuda do criminoso conhecido como Laser Vivo (veja Laser Vivo), mas o vilão falhou em sua missão assassina. Criada por Steve Englehart em 1973, até o momento não se sabe quais são as atividades do grupo criminoso, mas é certo que eles podem voltar à ativa quando menos se esperar.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

(Laura Brown)
Filha de um dos primeiros líderes da organização criminosa chamada Hidra (veja Hidra), a jovem Laura não concordava com os planos diabólicos de seu pai. Quando o Coronel Fury, líder da agência de contraespionagem SHIELD, invadiu a ilha da Hidra na tentativa de destruir o quartel-general inimigo, ela o ajudou. Graças a sua intervenção, a ilha foi destruída, e os criminosos, vencidos. Fury levou-a então consigo para a América, e, nos meses que se seguiram, os dois começaram a ter um caso de amor. Criada por Stan Lee em 1967, o romance entre ela e Fury nunca foi bem definido. Ao que parece, de vez em quando eles ainda saem juntos, apesar do Coronel namorar a agente Val (veja Val).


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto

(The Living Laser)
Arthur Parks era um pesquisador que trabalhava arduamente no desenvolvimento do raio laser como arma ofensiva. Elaborando o menor instrumento laser já construído até a época, Parks adaptou dois projetores de raios em seus pulsos e confeccionou um uniforme. Abalado pelo rompimento com sua namorada, ele assumiu o nome de Laser Vivo e tentou empregar suas armas para se vingar do noivo de sua ex-amada. Arthur, porém, começou a gostar da Vespa (veja Vespa) e, numa tentativa de impressiona-la, devastou algumas áreas de Nova Iorque com seu raio letal. Vendo-se forçado a enfrentar os Vingadores, Parks raptou a Vespa e fugiu do país. A equipe de super-heróis conseguiu localiza-lo em Costa Verde, uma minúscula nação fictícia sul-americana cujas guerrilhas estavam sendo auxiliadas pelo vilão. Os Vingadores frustraram os planos do Laser, resgataram a jovem heroína e levaram o criminoso para a América. Condenado pelos danos que havia causado em Nova Iorque, Arthur não passou muito tempo na prisão. Ajudado pelo Mandarim, conseguiu fugir e dar inicio a uma carreira criminosa como ajudante do próprio Mandarim, de Batroc, da Legião Lunar e outros (veja Mandarim, Batroc e Legião Lunar) Separando-se dos vilões, ele se fechou em seu laboratório por um ano, e desenvolveu uma forma de adaptar os aparelhos lasers em seu próprio corpo. Criado por Stan Lee em 1966, o vilão defrontou-se algumas vezes com os Vingadores e acabou derrotado em todas elas. No momento, não se tem notícias de suas atividades.


Índice: ABCDEFGFHIJKSobre esse projeto


10jun12 - Juju, se enrolando e, paradoxalmente, criando uma linha reta dividindo sua pelagem^^

About this Archive

This page is an archive of entries from February 2019 listed from newest to oldest.

January 2019 is the previous archive.

March 2019 is the next archive.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Pages

Powered by Movable Type 5.13-en