Cliquem na imagem para ir ao site. Dessa vez demorei só cinco meses para atualizar XD
(o blog tá um antro de anos 80: brinquedos, fotolog de Caverna do Dragão, Dicionário Marvel...)
Cliquem na imagem para ir ao site. Dessa vez demorei só cinco meses para atualizar XD
(o blog tá um antro de anos 80: brinquedos, fotolog de Caverna do Dragão, Dicionário Marvel...)
(Animus)
Espiã da Corporação infiltrada na Shield (veja Corporação e Shield), Vamp foi membro dos Superagentes, equipe criada pela organização de contra-espionagem. Através de um dispositivo eletrônico possuído por Kligger, chefe de uma divisão da Corporação, a superagente se transformava em Animus, um monstro com superforça e poderes telecinéticos - capacidade de mover objetos com a mente. Criado em 1977 por Roy Thomas, a criatura foi destruída pelo Hulk quando este fragmentou a clava que lhe servia de fonte de força, fazendo seu alter-ego, Vamp, enlouquecer.
Espero que vocês NÃO achem que o signficado de "inscrição" do título signifique "ato ou efeito de incluir (algo) ou de incluir(-se) alguém em um registro, lista etc." e sim "palavra ou frase que se grava em pedestais de estátuas, medalhas, vasos etc., para consagrar a memória de alguém ou de um fato; epígrafe" :PPP
Ah, para quem quiser recordar, todas as tiras da sequência inicial do Leilão, clique aqui:
Falando na tal inscrição, duas coisinhas:
1) acho que pouca muita gente sabe que os planetas (e a lua, o sol) tem símbolos próprios, geralmente usados em astrologia (por isso imagino que muitos saibam...) e em astronomia também. Para os curiosos, tem uma tabela aqui (mas prefiro a em inglês, que está mais completa e com formas alternativas: https://en.wikipedia.org/wiki/Astronomical_symbols). Os mais atentos vão perceber que os símbolos de Marte e de Vênus são justamente os símbolos do sexo masculino e feminino. Quer dizer que o título de um certo livro é mais uma reciclagem da mitologia grega (e romana) que ainda está por aí ^^
2) falando em romanos, também brinquei com os algarismos. Tem gente que os odeia, eu acho divertido, mesmo quando tem de escrever aberrações quilométricas tipo MDCCCLXXXVIII (1888).
Uma vez, em 2010, coloquei no MSN a frase "feliz MMX" e um colega - que há pouco dias estava se gabando por ter passado num vestibular - veio me perguntar o que era "MMX", respondi que não contaria pra ele, ele tinha obrigação de saber (afinal, é matéria de ensino fundamental!). O carinha ficou bravo, não falou mais comigo e aposto que até hoje ele não saiba o significado de MMX :P (E não, não estava falando de processadores da Intel)
E escola às vezes é um troço limitante: em nome da velocidade (tem de passar X conteúdo em X tempo) e da sanidade/preguiça de alguns professores, o conhecimento é dado de forma simplificada e, pior, tratado como se o assunto terminasse ali. Algarismos romanos é um exemplo disso: como muita coisa no mundo, eles vão além do que ensina na escola, o artigo na Wikipédia tem vários exemplos de regras e símbolos "alternativos", o maluco aqui acha isso bastante divertido - como sempre acho divertido encontrar "lógicas" diferentes. A regra mais esquisita é dos "apostrophus", que usei na tirinha :P Não vou reexplicar aqui, é só você vencer a preguiça de clicar o link e ler, mas queria dizer que já encontrei DUAS vezes números romanos escritos usando essa regra maluca com "C" invertidos: ano passado em Amsterdã (numa igreja que está fotografada no texto, por sinal) e em 2012, quando subi a Basílica de São Pedro. Sim, eu sou chique, bem u_u
3) Você acha que coloco links demais nos textos? Isso é tão ruim assim? Pq? Aproveitando de sua boa vontade, um texto para pensar "A morte do Hyperlink: Consequências": https://medium.com/@arddhu/a-morte-do-hyperlink-consequências-39cb30d7364e (acho que já devo ter falado dele em algum post anterior...)
Transcrição:
O que foi, Lars?
"...L-A omni"...
"Não tinha prestado atenção nessa inscrição antes"
"As iniciais em cima devem ser do construtor, em baixo, o ano em algarismos romanos (MCMXV, 1915)"
"E, no meio, o símbolo de saturno. Por que alguém colocaria esse símbolo dentro da casa?"
Esquisitice. É só um símbolo velho de um planeta com anéis
...E também o de um deus que devorava os filhos....
Lars, você está superanalizando.
Vamos, você está atrasando mais o que já está atrasado!
(O leilão e essa série de tiras)
Entrei rapidinho no banheiro do shops e...
É, eu sei que é esquisito registrar isso, mas é uma esquisitice da vida, não tem como eu deixar passar sem uma fotinha. É mais forte que eu X)
(Angar, The Screamer)
Ex-cantor de rock, atualmente criminoso de aluguel, David Alen Angar foi submetido a um aparelho alienígena que bombardeou suas cordas vocais com hipersom. Isso alterou a constituição de seu mecanismo de voz, conferindo-Ihe propriedades muito especiais. Através de gritos aterradores, Angar consegue atingir os recônditos da mente humana e provocar horríveis alucinações. Criado por Steve Gerber, em 1973, ele já lutou contra o Demolidor, Serpente da Lua, Capitão Marvel, Viúva Negra e Punho de Ferro.
Falar que teve fotolog é denunciar a idade, assim como orkut, ICQ (apesar que ainda tenho, e namoro por ele desde... 2013 XD)(19376995). Bom, anos atrás consegui transferir todo o conteúdo do meu fotolog pessoal - http://fotolog.com/mushisan/ (ninguém sabe até quando existirá esse endereço, o serviço oficialmente morreu em janeiro) aqui para o blog, foram 500 imagens, com cometários e tudo o mais XD
Aí, mais tarde lembrei que tive um fotolog para o meu site de Caverna do Dragão (em eterna reconstrução.....), http://www.fotolog.com/cavernadragao/, com 235 postagens. Esse ainda não importei para o blog, mas é questão de tempo. Só que antes disso, acabei me recordando que tive um TERCEIRO flog, com capturas de tela dos DVDs do desenho animado: http://www.fotolog.com/cavernaepisodios/, que durou pouco, 17 fotos só. A idéia na época seria recontar todos os 27 episódios de CdD, mas o projeto morreu no meio da abertura do desenho :P Fracassos à parte, consegui importar todas as postagens desse fóssil de um passado distante^^ Dêem uma olhada nos arquivos de outubro, novembro e dezembro de 2004, tá tudo lá (um dia farei um índice decente ^^)
(The Ancient One)
Criado em 1963 por Stan Lee, o Ancião foi o mago indiano que ensinou todas as artes místicas a Stephen Strange. Depois de sacrificar sua vida para derrotar o terrível demônio Shuma Gorath, ele passou para um plano mais elevado de existência, deixando o Dr. Estranho em seu lugar, como o mago supremo do Universo.
Final de 2013: a exemplo das Cow Parade, aparece em São Paulo a Mônica Parade: cinquenta mônicas "customizadas" espalhadas pela cidade. Algumas foram vandalizadas (tipo a "Mônica plesa" XD), impossível não acontecer isso, outras foram colocadas em locais inacessíveis para mim e minha namorada. Por sinal, foi ela quem deu a idéia de caça-las pela cidade, fazer os registros, e eu respondi com a melhor pergunta do universo: "e por que não?"
(Sério, se você tem em dúvida de fazer algo, faça-se essa pergunta e tudo se esclarecerá)
E fizemos, e foi divertido: andamos por cantos da cidade em que raramente passamos só pra registrar uma estátua. Mas, não deu tempo de fazer todos os cinquenta registros, foram só dezoito ao ar livre, elas foram recolhidas em certa data e levadas para um shopping. Fomos para lá, ia ser sem graça, todas as mônicas certamente ficariam em algum espaço aberto, juntas para exibição. Ao menos fotografaríamos as que faltavam e ficaríamos com a sensação de missão cumprida :)
Ledo engano: as mônicas foram espalhadas pelo shopping, e tínhamos de caça-las. Ao menos o balcão de informações distribuía um guia com pistas de onde encontrar:
(juro que naquele dia e lugar o checklist fazia algum sentido para nós)
Algumas foram fáceis de encontrar, outras foram muito difíceis e faltando meia hora para o xops fechar, tínhamos tirados fotos de todas as faltantes. Tínhamos?
Nunca tivemos certeza, até estes dias, quando editei as últimas fotos que fizemos na época. Organização é tudo :PPP
E acho que é só. Essa série de posts não foi feita pela divulgação de personagem de terceiros nem nada, mas pelo registro de duas pessoas bobas se divertindo fazendo algo divertido :) Faz falta na vida isso, e é tão fácil e tão difícil ao mesmo tempo conseguir esse direito.
De lá para cá tiveram algumas "paradas" pela cidade, mas nada tão interessante a ponto de corrermos atrás. Será que viciamos em mônicas?
Lista das cinquenta mônicas:
1 - Mônica andando em flores (por Ale Magrini)
2 - Onesto (por Alex Hornest)
3 - Mô (por Alex Senna)
4 - Hello, my name is “M” (por Alexander Borba)
5 - I Love dentuça! (por Ana Lage)
6 - ImagiMônica (por Andrea Brazil)
7 - Mônica minha amiga (por Angelica Pedroso)
8 - Monilistas (por Anita Kaufmann)
9 - A rua abraça a Mônica (por Binho Ribeiro)
10 - Mônica em quadrinhos (por Bira Dantas)
11 - Dentuça de galocha (por Bruno Honda Leite)
12 - Monicolor (por Cako Martin)
13 - Finnica e Jakão (por Cartoon Network)
14 - Mônica minha pela cidade (por Chivitz)
15 - Mônica Descolada (por Claudia Furlani)
16 - Monicrânio (por Crânio)
17 - A Mônica é pop! (por Cris Campana)
18 - Monicaveira (por Danilo Beyruth)
19 - Mônica Mizulina (por Erica Mizutani)
20 - Vejo flores em você (por Fernanda Guedes)
21 - Frenologia avançada (por Fido Nesti)
22 - Mônica ogra (por Giba Valadares)
23 - Saladinha azul (por Hiro Kawahara)
24 - Big Mônica (por Isabelle Tuchband)
25 - Monidacaru sem flor (por Jefferson Costa)
26 - Mônica em retalhos (por Junior Lopes)
27 - Candy memories (por Kako)
28 - Labirinto imaginário (por Kleverson Mariano)
29 - Mônica pop 50 (por Lobo)
30 - Quem é dentuça aqui? (por Luciana Assumpção)
31 - Mônica na belle époque (por Maramgoní)
32 - Mônica Embaixadora (por Mauricio de Sousa)
33 - Limoeiro (por Mauro Souza)
34 - Mônica de aço (por Michel Costa)
35 - MoniCat (por Minhau)
36 - Mônica o amor está no ar (por Miriam Nigri Schreier)
37 - Moniquets (por Monica Nudelman)
38 - Mônica Barbada (por Mulheres Barbadas)
39 - Mônica Sagrada (por O'Meira)
40 - Trajetoestável (por Paulo Sayeg)
41 - Sonhos (por Renato Guedes)
42 - Monikhalo (por Reynaldo Berto)
43 - O dono da “lua” (por Ronaldo Barata)
44 - Mônica do Bicudo (por Rui Amaral)
45 - Mônica a la Tikka (por Tikka Meszaros)
46 - Mônica DreamFreakz (por Titi Freak)
47 - Mônica Bumbá (por Titina Corso)
48 - Mônica na floresta (por Verena Matzen)
49 - Mônica, el terrible (por Wagner Loud)
50 - Mônica negra (por Zé Marcio)
(e só agora me toquei que elas estavam organizadas por ordem de nome de autor :P)
(High Evolutionary)
O geneticista Herbert Edgar Wyndham, juntamente com John Drew, o pai da Mulher-Aranha, construiu um laboratório de pesquisas na montanha Wundagore. Seu maior sonho era desenvolver um acelerador genético para evoluir criaturas. Quando obteve sucesso na invenção de seu aparelho, ele criou um exército de animais evoluidos: os Cavaleiros de Wundagore ou Novos Homens. Mais tarde, submetendo a si mesmo à ação do acelerador genético, Herbert se transformou numa espécie de deus. o Alto Evolucionário. Do outro lado do Sol, no ponto oposto ao nosso planeta, ele criou a Contra-Terra, onde desejava que homens e Novos Homens convivessem pacificamente. Uma de suas criações. porém, o Homem-Fera, subverteu toda a ordem das coisas. fazendo com que todos os erros da primeira Terra se repetissem na segunda. Para salvar seu mundo, o Evolucionário escolheu Adam Warlock e concedeu ao gladiador dourado uma jóia espiritual capaz de absorver almas. Criado por Stan Lee em 1966, ele não possui superpoderes, mas sua mente superevoluída lhe permitiu tornar-se um perito em todas as áreas do conhecimento humano e, quem sabe, sobre-humano.
É Tetra! É Tetra!! Última mônica \o/ \o/ \o/ \o/
E essa até é legal XD Aproveitem, e leiam sobre frenologia, uma pseudociência que foi moda no século XIX - e que dá nome e sentido pros desenhos nessa obra :)
Quando: 17/12/13 (21:24) - Onde: Shopping Eldorado
Talvez o que mais me atraiu nessa seja a quantidade de detalhes. Não é das melhores, mas é um dos meus fracos x)
Ela até parece ser uma pessoa séria nessa foto :PPPP
11 • 12 • 13 • 14 • 15 • 16 • 17 • 18 • 19 • 20 21 • 22 • 23 • 24 • 25 • 26 • 27 • 28 • 29 • 30 31 • 32 • 33 • 34 • 35 • 36 • 37 • 38 • 39 • 40 41 • 42 • 43 • 44 • 45 • 46 • 47 • 48 • 49 • 50 |
(Alicia Masters)
Namorada do Coisa, Alicia, apesar de cega, é uma escultora de renome. Criada por Stan Lee em 1965, a jovem perdeu a visão no acidente que o sócio de seu pai preparou para matá-lo. Mais tarde esse sócio tornou-se o Mestre dos Bonecos, um dos maiores inimigos do Quarteto Fantástico.
Mais uma mônica na categoria "tava com pressa, joguei tinta, fiz uns rabiscos, se me derem nota cinco, passo de ano".
Muito amor, esse dois esse dois
Quando: 17/12/13 (21:23) - Onde: Shopping Eldorado
Fotos de costas e de um Sansão com olhos esquisitos:
11 • 12 • 13 • 14 • 15 • 16 • 18 • 17 • 19 • 20 22 • 23 • 24 • 25 • 26 • 27 • 28 • 29 • 30 31 • 32 • 33 • 34 • 35 • 36 • 37 • 38 • 39 • 40 41 • 42 • 43 • 44 • 45 • 46 • 47 • 48 • 49 • 50 |
(Alan Cavenaugh)
Criado por Chris Claremont, em 1976, Alan foi um guerrilheiro irlandês que desistiu do terrorismo depois que uma de suas bombas acidentalmente matou várias mulheres e crianças. Ele se tornou amigo do Punho de Ferro quando este o salvou de ser assassinado por seus ex-companheiros de guerrilha.
(e decidi responder outra tão rápido por motivos de: a resposta surgiu de repente na minha cabeça quando a pergunta apareceu XD)
Ah, sobre a Joana Aninha: http://livro.mushi-san.com/2arias/tiras_015.php#141
(Agatha Harkness)
Uma feiticeira com poderes ocultos, ela serve de babá para Franklin Richards, filho de Reed Richards, o Senhor Fantástico, e Sue Storm, a Mulher Invisível, integrantes do Quarteto Fantástico. Criada em 1969 por Stan Lee, a senhora Harkness, além de ajudar na educação do garoto, já auxiliou diversas vezes o Quarteto Fantástico em suas missões.
Sábado é dia de passar na Sé, ponto.
E volta e meia consigo tirar uma foto que considero legal. Pode não ser para você, mas para mim ficou X)
E nesse dia um coral estava ensaiando uma peça musical, ou trecho, que até que achei legal.... alguém sabe qual é?
(Adaptoid)
Ser artificial produzido peIa IMA (veja IMA), ele foi baseado em planos de andróides, roubados da Shield pela organização criminosa. Criado por Stan Lee em 1966, o Adaptóide não possui feições e é capaz de assumir os poderes e a aparência de qualquer pessoa que surgir a sua frente.
Em sua primeira missão, o andróide absorveu as qualidades do Golias, da Vespa, do Capitão América e do Gavião Arqueiro, mudando seu nome para Superadaptóide.
(Ndtll é uma personagem de minhas tirinhas, ela não é exatamente uma boa menina livre de preconceitos... http://livro.mushi-san.com/2arias/tiras_015.php#133)
(menos dessa vez, mas é que atrasei em tudo no blog por dois meses :P)
(Silver Dagger)
Criado por Steve Englehart em 1974, o Adaga de Prata foi um dos grandes inimigos do Dr. Estranho. Obcecado por destruir feiticeiros e tudo que se refere a magia, ele usou de seu grande poder mental para penetrar no santuário do mestre das artes místicas e esfaqueá-lo com seu punhal prateado. Felizmente, entrando no globo mágico de Agamotto, Stephen Strange conseguiu escapar da morte aparentemente inevitável.
Se for pra brincar de dar subtítulo pra estes posts (como fiz antes, "retomando", "insistindo"), o da vez seria "vencendo" :P
Últimas leituras e antes:
• Dupla Fantasia Heróica (volumes 1 à 3), com contos do Christopher Kastensmidt (um dia aprendo a escrever esse sobrenome sem consultar o Google), Roberto Causo e Simone Saueressig - três livretinhos que, apesar do título com apelo comercial nulo da coleção, valem a pena. Principalmente pelos contos do Christopher e o da Simone (que foi minha "parceira" no já saudoso Quotidianos). Apesar de parada há alguns anos, espero que surga em breve um quarto, quinto, enésimo volumes para a coleção :)
• Armada, de Ernest Cline - devorei em CINCO dias o.o Apesar de vários clichês e aceitar passivamente o militarismo, é o livro que eu gostaria de ter escrito aos quinze anos: naves espaciais, invasão alienígena, um plano secreto em execução há décadas. E entupido de referências nerd, especialmente dos anos 80!
• A Ilha dos Ossos, da Ana Lúcia Merege - outro livro devorado, bem mais ágil que O Castelo das Águias: uma perseguição rica em descrições e batalhas por piratas por Athelgard, um mundo de espada e magia. Só peca no final, em que um dos protagonistas ganha algo que não sentiu falta, nem desejou durante o livro inteiro ^^
(The Vulture)
Supervilão alado que assombrava a todos por praticar roubos sensacionais sem ser apanhado... até que apareceu o Homem-Aranha. Este descobriu que o bandido usava um dispositivo magnético para voar e usou um inversor antimagnético para vence-lo. Criado por Stan Lee em 1963, apesar de ter sido derrotado, o Abutre ainda voltou a agir várias vezes, sempre na intenção de destruir o Homem-Aranha, seu maior inimigo.
Para quem comprava gibis da Marvel no começo dos anos 80, ou caçou edições antigas para completar a coleção como eu (dato meus primeiros gibis de super-herói em 1985 ou 86)(preciso brincar mais de "querido diário" no blog e falar disso e da minha relação com os comics), sempre encontrava nas últimas páginas o "dicionário marvel", uma enciclopédia em fascículos que juntou quase 260 páginas e mais de 600 verbetes sobre a Casa das Idéias, cobrindo principalmente os personagens da editora.
Muita gente, inclusive eu, destacou das revistas todas as páginas do Dicionário, à espera de uma capa dura para encadernar a coleção, que infelizmente nunca ocorreu.
Recentemente, vi fac-símiles à venda da obra completa, piratamente bem-feitos, mas nunca os vi fisicamente - se isso acontecer, capaz de eu comprar :P
Bom, com o final da digitação das receitas de Marissel (e pregui em procurar o lote final, que minha mãe lembra onde guardou), senti falta de ter um "filler" nas postagens do blog. Tempos atrás tinha baixado um scan do dicionário, comecei por diversão própria a por as páginas individuais num site de OCR e organizar os verbetes num TiddyWiki. Por que não por aqui no blog?
Mandei mensagem pedindo autorização para um dos criadores do Dicionário, o Jotapê Martins, e ele me "autorizou" (entre aspas, por que ele e o Hélcio de Carvalho nunca foram creditados no material) :D
Assim, vou colocar todos os verbetes da obra aos poucos e sem promessas de ritmo - é um trabalho para os próximos anos (assim como foram as receitas). Eventualmente quero organizar um mini-site com pesquisa interna e download ^^ Claro que, é uma obra defasada atualmente, mas o valor sentimental do dicionário e dos personagens naquela época é alto para os leitores da época. E deixar mais um registro do passado gratuitamente na web é algo me deixa muito satisfeito :P
Afinal, a internet é feita pra isso, ao menos para mim: divulgar, trocar e criar conhecimentos ^^
(The Abomination)
Após receber uma dose maciça de raios gama. Emil Blonsky, um espião iugoslavo disfarçado de soldado na Base Gama, transformou-se na criatura conhecida como O Abominável. Criado em 1967 por Stan Lee, ao contrário do Hulk, ele manteve sua consciência e inteligência e passou a ser o maior inimigo do monstro verde.
Haja poeira aqui ≈_≈
Desculpem a minha falha, vamos ver se retomo a rotina. Abril herdou os problemas de março, teve a vergonha do dia 17 e terminou comigo tendo uma febre-monstro no dia do lançamento do novo Quadrinhos A2... deixa eu contar isso:
Na sexta à noite, algum vizinho (que morra corno*) decidiu tocar fogo em lixo, enchendo meu quarto de fumaça. Como meu olfato é RUIM, tossi muito até perceber o cheiro. Dormi com tosse, acordei com tosse, bastante molão. Decidi dar a tradicional voltinha de sábado pelo centro, quem sabe saia a moleza do corpo.
Nem. Fiz uma versão reduzida do trajeto, esticando apenas para prestigiar o novo quadrinho dos amigos e voltei pra casa, dando pausas para dormir nas cadeiras de algumas estações.
Cheguei em casa, dormi, e só depois medi a temperatura: 39,5°C O.O Tomei remédio, banhos, baixei a temperatura até 37 e alguma coisa e capotei.
...acordando no domingo com quase 39 graus de novo.^^""""
(sério, quando tenho altas de temperatura, elas geralmente pulam do 36 para o 38 sem escalas)
Corri para hospital, tomei soro com remédio, comprei antibiótico (o diagnóstico era garganta inflamada) e to vivo, com tossezinha, mas essa tenho certeza que é de ar condicionado.
Sério. Eu to me cuidando, juro!
E bora tentar retomar a rotina (já falei isso hoje), pondo uma pedra nesse hiato por motivos maiores e menores :P
É hora do... SPAM!!!
Um conto meu foi aprovado em versão eletrônica para a coleção "Monstros Gigantes - Kaiju", até escrevi um texto no blog a respeito com mais detalhes. Mas, o link direto do conto é esse: http://www.amazon.com.br/dp/B01CRC3GHW/. Ele é baratinho (R$2,99!) e dá para ler no kindle e em celulares/tablets/computadores que tem o aplicativo da amazon (que é gratuito). Para quem quiser ver os outros contos da coleção: http://editoradraco.com/?s=monstros+gigantes
Para quem quiser recordar, todas as tiras da sequência inicial do Leilão, clique aqui:
Transcrição:
Atrás de nós, um homem que Lars suspeita ("conheço ele, só não lembro de onde... mas não é coisa boa") esconde a arma no paletó.
Poucos a viram.
Assim como poucos notaram que a devolvi discretamente para o paletó de meu marido.
Se soubesse que ficaria na mesma sala que escravagistas, nem teria vindo >=(
(Diz alguém que declarou sentenças preconceituosas em língua alienígena a respeito de todos os outros da sala)
Se soubesse que ficaria na mesma sala que gente preconceituosa, nem eu ¬¬'
Não pretendemos nada ilegal para as leis desse planeta!
Somos da paz!
<pena, ia pedir para levarem uma criança mimada embora>
Ei! Eu ouvi isso!!
Por favor, todos me acompanhem. Passaremos por algumas salas do acervo Nisir antes de chegarmos na sala de leilão.