setembro 2014 Archives
Na falta do que falar aqui, ontem a personagem Mafalda fez cinquenta anos, então batizei a moça nova da tira com o nome dela ;)
Transcrição:
Ninguém mais chega não? Este leilão já devia ter começ
CABRUM!
Desculpe, só chegamos agora por causa da chuva
Ah :) Senhorit...
................
ulp!
Digo, pedimos desculpas por não te-los buscado lá fora ^^'''
Lendo lábios dela: "muito bem"
Meu fanzine com a @a_believe agora tem casa: criei um site para o Sine Qua Non, com índice, links para as páginas originais dos artigos, perfil dos poucos participantes (além de nós dois, houveram colaborações do @prisco_ e @strixvanallen) e versões completas para download ou para serem lidas no Issuu :)
Espero que curtam, visitem, etc =)
(e se vocês gostarem desse negócio de Zine, visitem o site-memorial do CYMBótico, que fiz com amigos no fim dos anos 90: http://cymb.mushi-san.com/)
Vocês viram que meu site deu uma mudadazinha no visual, né? http://0mnia.mushi-san.com (Twitter: Vocês viram que meu site deu uma mudadazinha no visual, né?)
Para ler as páginas anteriores de Raquel, cliquem na imagem à direita --->
Nível de bobeira no meu cérebro: li o "que se foda" no 3o quadro e fiquei rindo :P É o tipo de coloquialismo que tem um palavrão embutido e usamos tanto que nem percebemos. O mushi de 2014 pensaria duas vezes antes de usar a expressão, mas o de 1996 (quando essa história foi feita) o fez sem pensar XD
E falei umas postagens atrás que alguns dos meus mapas foram postados no blog da editora Draco. Aqui vai uma lista de todos até agora (postando em nome da autopropaganda :P):
• Atlântis
• Pótnias Calípolis
• Xambala-Manova
Os mapas sairão no novo livro de Antonio Luiz M. C. Costa, sem data prevista ainda^^
Transcrição:
Minha Mãe do Céu!
O que era aquilo?!
. . . . .
Seja o que for, está no banheiro...
Acho que vou reconsiderar e fazer mais um ano de cursinho, que se foda o que vão...
AAAH!
ei!
...?.............!...
j-já posso descer?
tap.
As tiras em inglês estão aqui!. Uma amiga as traduz e se alguém precisar de serviços de tradutora, avisem que passo o contato dela =)
Últimas traduções:
• 61: Dry spell / Seca
• 62: Layers / Camadas
• 63: Dignity / Dignidade
• 64: Create your own opportunities, don't leave it to chance / Fazer a oportunidade, não esperar acontecer
• 65: ...... / .......
Tentando ressussitar o hábito de resenhar o que consumo, pra praticar um ritmo de escrita menos letárgico X) A leva da vez será apenas de quadrinhos:
• Valente - para o que der e vier (de Vitor Cafaggi): confesso que nunca li Puny Parker (a história do alter-ego do Homem-Aranha, na infância) e não me interessei quando o Cafaggi trocou o personagem da Marvel pelo Valente. Comprei os três encadernados pela Panini na FIQ do ano passado, e nem de longe me arrependi, de forma alguma =) Semana passada soube que saiu um quarto volume e comprei ASAP.
Para resumir: Valente é um jovem tímido, que se ilude demais, cheio dos amores platônicos, e as tiras nestes encadernados contam suas idas e vindas amorosas, com sucessos e fracassos. Além disso, tem amigos, uma conselheira, um hilário grupo de RPG e uma irmãzinha como cast secundário muito legal.
Veredicto: recomendo SIM. É o tipo de história que eu deveria ter lido SIM quando era um adolescente BESTA cheio dos amores platônicos x)
Bom: personagens, artes, ritmo de roteiro. Povo que gosta de histórias de porrada deve passar longe.
Mau: "numeração" confusa, isso é, a não ser que eu faça uma busca na internet, como vou saber que a ordem das quatro edições é "Valente para sempre", "Valente para todas", "Valente por opção" e "Valente para o que der e vier"?
Site oficial: http://punyparker.blogspot.com.br/
• Bram & Vlad #1 (de Adriana Strix): aqui é uma resenha não-isenta, já que a autora é uma amiga bem chegada e as tirinhas de B&V já foram publicados no meu semi-zumbificado site mushicomics, além de terem site próprio :) Assim, antes de tudo, digo 1) leiam as tiras no site, são legais! 2) comprem o livro, que engloba o primeiro e segundo anos da série (já está no sétimo!) mais tirinhas algumas inéditas. Como é auto-publicação, vocês ajudam muito a autora :D
Bram&Vlad conta a histórias e o dia a dia de descendentes dos personagens de "Drácula", o livro de Bram Stoker. E enquanto o descendente de Van Hensing (o caçador de vampiros) é calmo, sociável e bem humorado; o herdeiro do vampiro é justamente o oposto. Assim mesmo, há uma amizade entre os dois e outros personagens-também-descendentes (não só da obra do Stoker) completam a turma e movem a série =)
Claro que, como são tiras "iniciais", há alguns tropeços narrativos. A arte também pode desagradar os que buscam o "prazer estético do desenho perfeito e profissional" (não é meu caso), já que a autora desenha como hobby nas horas livres X)
Veredicto: é legal :D
Bom: já falei demais, sou suspeito x)
Mau: além dos problemas citados acima, 40 páginas é rápido demais para ser lido.
Site oficial: http://bramevlad.blogspot.com.br/
PS: a minha edição é autografada, a de vocês não :P (e a capa impressa ficou bem mais escura que a miniatura acima)
• Como eu realmente... #1 (de Fernanda Nia) - outra série vinda da internet, nem lembro como eu descobri, se por indicação de amigos, ou algum tweet, só sei que a premissa "o que as pessoas dizem/fazem; e o que realmente penso/faço/deliro" me pegou. Na verdade ficava até com raiva quando chegavam links do recicladíssimo tumbr "como eu me sinto quando", achando que eram pras tirinhas :PP
Voltando aos quadrinhos, as situações são divertidas, criativas, exageradas no bom sentido. O traço da autora pode ser considerado "repetitivo" e "fofo demais" para alguns, mas funciona muito bem na premissa de constrastar realidade com a imaginação X)
Veredicto: é o tipo de leitura leve que você pode emprestar para quase todo mundo, tirando algumas piadas que são meio "coisa da internet demais". Ainda farei minha mãe ler :D
Bom: além de tudo, o acabamento gráfico está impecável, colorido até! o.o
Mau: acho que alguns comentários poderiam ser bem mais concisos, ou menos auto-justificativos. Os gatos de casa comentaram que tem humanos demais e Srta Garrinhas de menos no volume.
Site oficial: http://www.comoeurealmente.com/
PS: a minha edição é autografada, a de vocês não :P [2]
• São Jorge: volumes I (Soldado o Império) e II (A Última Batalha) (de Danilo Beyruth) - A única HQ dessa leva que não surgiu na web :P E, coincidentemente, estou lendo uma série de livros nacionais passados no império romano, mas depois falo a respeito. Como vocês podem deduzir, é uma biografia do santo do meu timão :P Como é um personagem cheio de lendas (aham, existem dragões), o autor tomou algumas liberdades, criando uma história bastante realista.
Sinceramente, gostei :) Além da ótima arte, Danilo Beyruth sabe narrar e compor as cenas. A solução para "explicar" o dragão no mundo real está bem condizente com a proposta e as visões que o personagem tem nas páginas antes do final fazem pensar, dentro do espírito religioso do personagem. Aí tem um dos melhores demônios que já li :P
Por outro lado, me incomoda o desenvolvimento de alguns secundários, notadamente os romanos de graduação mais alta: para mim são quase indistinguíveis entre si, e já que não foram tão desenvolvidos, poderiam ser em menor número de boa. Mas o que me incomodou MESMO foi usarem, na última página, a expressão "muçulmano" numa história passada trezentos e tantos anos antes de Maomé. Tipo de furo imperdoável para um trabalho tão bonitinho de pesquisa histórica =_= Deve ter sido praga do dragão.
Veredicto: apesar dos problemitos, recomendo, recomendo e recomendo x)
Bom: boa arte e roteiro competente somados a um tema histórico bem pesquisado. O que mais vocês querem?
Mau: o formato pequeno (do tamanho de um gibi da Monica) e a divisão em dois volumes, a história de um personagem tão corajoso não merecia um formato tão precavido.
gratuitamente me lembrando que achei São Jorge lá em Berlim :)
xxxHolic (mangá) e Tsubasa: Reservoir Chronicle (mangá) • Capitão América (filme) e Hollow Fields (mangá) • Epic Mickey (hq) e Av. Paulista (hq) • mushi-san no heya
Semana passada acabou não tendo tirinha porque... acabei não fazendo mesmo. Primeiro domingo pós-viagem, tem de ser muito iludido para achar que se produz algo :P
Sobre o nome do falecido "sr. Nisir": eu queria batiza-lo com o nome de um colecionador, ou personagem que remetesse à coleção. Depois de quebrar a cabeça, lembrei que Noé juntou todos os animais da arca - caso clássico de acumulador, não? :P E também lembrei que essa história é derivada de um mito babilônico. E enquanto a arca de Noé, depois do dilúvio, parou no monte Ararat, a de Utnapishtim, o personagem babilônico, trombou no monte Nisir. Achei o nome diferente e pronunciável o suficiente pra adotar :P
Quanto ao Pero Ramolec, até acho legal mostrar minhas coisas antigas (meu Wattpad tá lá, com algumas velharias, meu Deviantart também (por exemplo http://mushisan.deviantart.com/gallery/38770922/HQ-mais-antiga-ainda), mas tem coisas debaixo do colchão que nem meus biógrafos serão autorizados a mostrar :P
(mas tenho raivinha de quem renega o que fez publicamente no passado, ou 'deleta' seus rastros anteriores para dizer que está recomeçando. Paúra de quem deleta a propria história :| )
PS: Há indicações de que vai começar greve dos bancos no dia seguinte ao fim das férias ~~~<3
AVISO: "site atualizado às terças e sextas, caso tenha novidades :P"
As tiras em inglês estão aqui!. Uma amiga as traduz e se alguém precisar de serviços de tradutora, avisem que passo o contato dela =)
Últimas traduções:
• 59: Laughter is the best medicine. Medicine comes in doses
• 60: "Carpe Diem" between bad quotation marks.
Em português você as acha aqui: Falar dos Outros
Ei, quer receber as tiras por e-mail? Me avise: mushisanarrobayahoopontocom
Transcrição:
O senhor não é Pero Ramolec, famoso autor??
Sou...
Muito prazer em conhece-lo, minha filha ama seus personagens!
Atá.....
Soube que o sr Nisir possuía artes antigas tuas, esboços de teus personagens antes da fama...
E vim aqui para compra-las custem o que custar! Quero esconder do mundo essa minha época tosca e amadora!
Se ele faz escândalo só porque é autor de gibi, imagina se fosse ator de novela
Recebi essa tira no tweet da vida, mas sem os créditos, com sorte achei fácil a fonte - ela é inspiracional pra mim, ou desejo de que me aconteça algo inspiracional :P
Fontes: o autora tem um site (Carole Maurel - Illustratrice) e um blog (Ze Carole Maurel' Blog), mas o preguiçoso aqui não achou essa arte em específico em nenhum deles X)
Não, continuo não tendo facecoisa
Não sei que é pior, o que as pessoas que não me conhecem ao vivo pensam de mim, tipo a Fernanda Como Eu Realmente Nia ou a @pinkmichelaum, ou as que me conhecem ao vivo fazem os outros pensarem de mim, tipo as srtas A. Believe e Adriana StrixVanAllen¬¬
Para ler as páginas anteriores de Raquel, cliquem na imagem à direita --->
Oi de novo, voltei o/
Essa página deu trabalho pra "remasterizar": por algum motivo, as linhas horizontais estavam todas tortas, subindo da esquerda para a direita. Tive de arrumar os três quadros em sequência do lado direito (o que Catarina desce do beliche) e os três de Raquel, quando ela diz "bom dia" e depois se espanta.
Outra coisa que tive de arrumar é que, por algum motivo, a página original era muito mais "baixinha" que o formato que adotei. Tive de fazer remanejamento de quadros, pois a página tem desenhos nas 4 bordas. E aproveitei para deixar vários desenhos menos feios, essa foi uma página com uma crosta de liquid paper que faz qualquer placa tectônica corar de inveja.
AVISO: "site atualizado às terças e sextas, caso tenha novidades :P"
As tiras em inglês estão aqui!. Uma amiga as traduz e se alguém precisar de serviços de tradutora, avisem que passo o contato dela =)
Últimas traduções:
• 59: Laughter is the best medicine. Medicine comes in doses
• 60: "Carpe Diem" between bad quotation marks.
Em português você as acha aqui: Falar dos Outros
Ei, quer receber as tiras por e-mail? Me avise: mushisanarrobayahoopontocom
Transcrição:
"Três envelopes! Dois tinham a estampa da escola e estavam no nome de Catarina T. Fook..."
"(Que deve ser a dorminhoca atrás de mim)"
"...e no meu: eram os papéis da matrícula"
"O terceiro envelope não estava endereçado à ninguém"
Bom dia!
Bom dia!
"Provavelmente deve ser da tal de Catari...."
BLAM!
m tum tum tum TumTum TumTum TUM TUM TUMTUM TUMTUM
O espanhol das frases acima certamente está incorreto em vários níveis ("lhama, como te chamas?", "a lhama vos ama?" - é o que tentei dizer), mas foi como eu e namorada nos divertimos indo ao Peru: repetindo estas frases bobas e nos lembrando que lá era a terra das lhamas^^
"e-ei, mushi, você foi ao Peru?? Quando foi???"
"Semana passada!" eu respondo :P
E, claro, pretendo fazer uma série de posts, que também corre o sério risco de ter longos intervalos entre as postagens, como os inacabados relatos sobre o Japão e a Europa (além das receitas, as mônicas, etc). Mas sou brasileiro e desisto nunca, né? ;)
Enfim, esse post é para deixar "mapeado" aqui os dias da viagem e o que aconteceu, em pouquíssimas palavras, para serem completadas nO Futuro :P
06 - acordar de madrugada. Ida pra Lima. Conhecer Lima.
07 - ida pra Cuzco. Dia livre. Desmaios.
08 - ruínas incas e igrejas sobre templos.
09 - ida para Machu Picchu. Subir a montanha. Melhor hotel ever!
10 - bora descer a montanha? Volta à Cuzco
11 - ida para Lima. Andar um monte. Show de luzes e ônibus.
12 - pirâmide e Oceano Pacífico.
13 - acordar de madrugada, volta pra Sampa.
(original)
(Twitter: Vista da sacada de nosso quarto de hotel em Macchu Pichu. Morram de inveja e tal.)
Antes que quem me conhece diga algo, queria dizer que eu com terno e gravata não existo :P
P.S.: viajo semana que vem, então atualizações só na outra :P
AVISO: "site atualizado às terças e sextas, caso tenha novidades :P"
As tiras em inglês estão aqui!. Uma amiga as traduz e se alguém precisar de serviços de tradutora, avisem que passo o contato dela =)
As mais recentes foram: 59 - Laughter is the best medicine. Medicine comes in doses e 60 - "Carpe Diem" between bad quotation marks. Em português você as acha aqui: Falar dos Outros
Ei, quer receber as tiras por e-mail? Me avise: mushisanarrobayahoopontocom sem "br".
Transcrição:
...pronto, chegamos
Já estava na hora! Mais participantes... Como esse leilão demora para começar!
Sr. Ramolec, calma! Metade dos convidados ainda não chegaram por causa da chuva...
Hmpf!
Tempo é um recurso natural não-renovável, meu caro. Eu deveria estar criando!
(ele está há muito tempo?)
(chegou aqui cinco minutos antes de vocês)
Mãe, o que fiz para você para merecer estar nesse lugar chato?
Bom, com a declaração de que Hello Kitty não é uma gata - mas uma menina inglesa - depois desmentido (por pressões da sociedade, aposto), gostaria de dizer que:
1) eu também não sou uma joaninha. [twitter]
2) se ela nasceu com corpo de gata, mas se identifica como um cachorrinho, devemos respeitar o desejo dele. [twitter]
3) logo depois Snoopy avisou que é um cachorro.
E apesar de não curtir a personagem, gostaria de dizer que ela tem praticamente a mesma idade e está bem melhor que eu e os detratores dela pelo seguinte motivo: ela não abre a boca à toa. Fim.
(e Hello Kitty é marca registrada da Sanrio e tal)
Terceiro mapa publicado =) Não creio que todos os cinco serão publicados no site, mas....
Bom, esse é um dos que mais gostei do resultado fina, dos que deu mais trabalho (demorei para encontrar uma forma satisfatória para representar as montanhas e vales - cheguei a fazer vários mapas topográficos e experimentos em 3D, em vão XD) e dos que o cliente mais me deu broncas (desenhei a cidade com uma intenção bem diversa dele)(que ficou melhor que minha proposta)
clique na imagem para ler o texto completo
Esse e os outros quatro mapas encomendados aparecerão no próximo livro do Antonio Luiz M. C. Costa, "Crônicas de Atlântida: O Olho de Agarta", continuação de "Crônicas de Atlântida: O tabuleiro dos deuses" que sairá antes do final do ano :)
Outros mapas e links: Atlântis • Pótnias Calípolis • Rutá • "Faço mapas de mundos ficcionais a preços módicos"
Creio que não faz mal dizer que estas páginas foram desenhadas originalmente em tamanho A5 (sulfite dobrada), já que na época tirar xerox reduzido era loteria - existem máquinas excelentes por aí e bem mais extremamente xexelentas (e eu não tinha computador/scanner na época). Achei melhor fazer direto as páginas nesse tamanho do que arriscar que o fanzine final fosse xerox de uma xerox reduzida de qualidade duvidosa.
E o quinto quadro ("a vista") ficou muito ruim e estraguei a página tentando arrumar. Então fiz nova arte num papel a parte e colei por cima, mas ainda assim, a arte ficou "destacada" das demais. Tentei reduzir esse (d)efeito no fotoxop, mas acho que dá para notar a diferença entre os tons de cinza desse quadro com o restante da página.....
AVISO: "site atualizado às terças e sextas, caso tenha novidades :P"
As tiras em inglês estão aqui!. Uma amiga as traduz e se alguém precisar de serviços de tradutora, avisem que passo o contato dela =)
As mais recentes foram: 59 - Laughter is the best medicine. Medicine comes in doses e 60 - "Carpe Diem" between bad quotation marks. Em português você as acha aqui: Falar dos Outros
Ei, quer receber as tiras por e-mail? Me avise: mushisanarrobayahoopontocom sem "br".
Transcrição:
"tudo normal"
"sem surpresas"
"graças à Deus"
"minha cama"
"outra aluna"
"a vista"
"a correspondência?"
"vamos ver o que temos aqui..."