A primeira parte está aqui. Eu ia fazer o texto só, mas tive de sair e achei melhor postar o que tinha feito e tal.
Antes de continuar onde parei, em certo ponto falei que a Amazon tinha dado uma resposta problemática que me fez assumir a conversa com a empresa e dar paz pro meu amigo: foi o fato deles insistirem em contato telefônico. Poxa, custava (na verdade custa) ter um chat de suporte? -_- Se eles vendem um aparelho chamado " Kindle 2 International", deviam prever que pessoas de línguas alienígenas, tipo a nossa, compraria o produdo deles.
Alguns conhecidos até se ofereceram para fazer a ligação, mas não iria dar certo, já que o aparelho não estaria na mão deles para acompanhar o suporte e tal. A brincadeira cara de ligar pra fora só ficaria mais cara ainda.
Parei na parte em que eu pegava os dados da compra original e me preparava psicologicamente para preencher o tal formulário que revelaria que sou uma fraude. Afinal, eles iriam mandar um aparelho de graça para um cara que apenas alega ter um Kindle mas nunca comprou na loja. Não tenho nota fiscal nem nada.
Link clicado, achei isso:
Eles só queriam confirmar os dados que eles já tem de mim... o.o' Bom demais para ser verdade... com certeza logo vem mais um mail pedindo mais informações, ou fazendo ressalvas por eu estar morando fora dos Estados Unidos, terra de onde o aparelho deveria estar e tal...
Poucas horas depois recebi dois mails da Amazon, um o tradicional falando que minha encomenda foi feita e logo mandariam o produto:
o.o!
...e o outro era do suporte:
Lamentamos pelo Kindle não estar funcionando. Estou enviando-lhe um substituto via Kindle International Priority Courier para obtê-lo o mais breve possível.
Aqui estão algumas informações sobre como sua ordem foi colocada para evitar eventuais atrasos na alfândega:
Eu criei o pedido de substituição com custos pagos através de um vale compras que apliquei em sua conta. Nenhum custo foi colocado em seu cartão de crédito.[...]
Lembre-se de fazer backup de seu conteúdo pessoal para o seu computador. Quando você devolver seu Kindle, não devolva o adaptador de energia, cabo USB, manual, acessórios ou outros itens que acompanham o Kindle. Quando enviamos um substituto, nós lhe enviaremos um Kindle só sem quaisquer acessórios suplementares.
Por favor insira o Kindle em um saco plástico, coloque-o na embalagem original, se disponível, e envie-o de volta para nós dentro de 30 dias a contar da data do presente e-mail. Se não recebermos o dispositivo, em seguida, você será cobrado por substituição Kindle.
Por favor, envie o seu retorno para:
(endereço nos States)[...]
Por favor, indique o custo do frete que você pagou com sua devolução [...]. Vamos usar este montante para reembolsar os custos do envio.
E é só. Eles enviaram ontem e estou acompanhando pelo código de envio que mandaram no mail. Segunda ou terça envio o kindle quebrado, o mais rápido possível antes que eles se irritem comigo e eu tenha de pagar 700 réis pelo aparelho XD
Isso é: não quiseram saber se eu era o comprador original ou não, ou qualquer coisa assim, o que certamente aconteceria nos suportes nacionais. Eles simplesmente condicionaram substituir o quebrado por defeito por um novo, se eu estivesse enganando eles, tipo fingindo que eu tinha o aparelho sem ter de verdade, acabaria pagando de qualquer forma. Achei justo.
A Amazon é boazinha por trocar meu aparelho, com direito a cobrir os custos que eu terei com a devolução? Não, em tempos de iPad, Nook e outros concorrentes num mercado disputado, toda propaganda negativa é indesejadíssima, melhor ter prejuízo com um cliente agora do que perder terreno...
Mas, como brasileiro, achei espantoso que a empresa não trabalha pressupondo que todo cliente seja um ladrão em potencial, e achou uma forma simples de manter a segurança (exigindo a troca) do seu negócio sem perder a simpatia.
E é só, não vou fazer discurso em cima do óbvio. Vou tentar não enrolar no review quando ele chegar, já que o Kindle 2 que vem já tá virando notícia velha x)